Senadores e deputados que fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre os atos de 08 de Janeiro aprovaram, nesta terça-feira (11), 90 requerimentos de quebras de sigilo, pedidos de informação e relatórios financeiros sobre supostos envolvidos nos atos. Esses requerimentos foram aprovados em bloco, ou seja, não houve contagens de votos. A senadora Damares Alves (Republicanos), aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi a única a manifestar posição contrária ao pedir a palavra durante a sessão.
Conforme informações do portal do Congresso Nacional, a lista de requerimentos inclui as quebras de sigilos de:
Em um primeiro momento, integrantes da CPI queriam a aprovação de 197 requerimentos, o que incluía 102 convocações, onde o comparecimento obrigatório, e três convites – neste caso, a ida é facultativa.
Como base e oposição não chegaram a um consenso sobre a lista de pessoas a serem convocadas para falar à CPI, Arthur Maia (União Brasil), deputado que desempenha a função de presidente da comissão, decidiu desmembrar a relação de requerimentos. Conforme as informações, a expectativa é de que as convocações sejam analisadas ainda nesta terça.
O que já foi analisado e aprovado, por exemplo, foram os pedidos sobre a listagem de ônibus e vans que ingressaram no Distrito Federal entre 10 de dezembro de 2022 e 31 de janeiro de 2023.
Além disso, também foi aprovado o pedido para, por exemplo, se ter acesso das imagens do acampamento em frente ao Quartel General do Exército, informações ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) sobre a dispensa de militares do Batalhão da Guarda Presidencial e pedidos para que um especialista em “interpretação de imagens” analise as câmeras do 08 de janeiro.
Durante a sessão, também foi aprovado uma solicitação para que o Supremo Tribunal Federal (STF) envie os termos de declarações dos autos de prisão em flagrante dos presos pelos atos antidemocráticos de 08 de janeiro de 2023 e ainda informações do Banco Central sobre o registro de empresas estrangeiras em nome de Daniel Barbosa Cid, irmão do ajudante de ordens de Bolsonaro.
Leia também: CPI quer acesso a e-mail da presidência usado por Mauro Cid
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…