Covid-19: SP desobriga uso de máscaras em locais abertos a partir de 11 de dezembro

Equipamento de proteção seguirá obrigatório em locais fechados e no transporte público

0

Nesta quarta-feira (24), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o uso de máscaras contra Covid-19 em locais abertos sem aglomeração deixará de ser obrigatório a partir do dia 11 de dezembro em todo o estado.

Anteriormente, o governo paulista havia traçado metas para possibilitar a desobrigação do uso do equipamento de proteção. Apesar do anúncio feito hoje em coletiva de imprensa, nenhum dos objetivos traçados foram atingidos até o momento. Segundo Doria, amanhã a meta de vacinar 75% da população do estado será batida.

“O uso de máscara continuará sendo obrigatório em áreas internas, estações e centrais de transporte público em São Paulo, mesmo que a céu aberto. Em trens, ônibus, serviços de transporte público, a obrigatoriedade permanece”, informou Doria.

Mesmo com a liberação pelo governo estadual, cabe a cada município decidir se segue a recomendação ou se mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos.

Santo André, São Caetano e São Bernardo, que formam a região conhecida como ABC, anunciaram no começo do mês que irão manter o uso do equipamento de proteção pelo menos até o final do ano. Por outro lado, a capital paulista já informou que irá seguir o governo estadual e desobrigar o uso de máscaras a partir do dia 11 de dezembro.

SP desobrigará uso de máscaras contra Covid-19 mesmo sem atingir metas

No final do mês passado, o governo do estado de São Paulo havia estipulado as seguintes metas para desobrigar o uso de máscaras contra Covid-19 em locais abertos:

  • Vacinação completa de 75% da população
  • Média diária de casos abaixo de 1.100
  • Média diária de mortes abaixo de 50
  • Média diária de internações abaixo de 300

No entanto, nenhuma das metas foi batida até agora. Confira os dados atuais:

  • Vacinação completa da população: 74,5%
  • Média diária de casos: 1.289
  • Média diária de mortes: 61
  • Média diária de internações: 318

Mesmo sem atingir as metas, o governo do estado de São Paulo recomenda a desobrigação do uso de máscaras contra Covid-19 a partir do dia 11 de dezembro. Até lá o item segue obrigatório e quem não cumprir a regra está sujeito a multa de R$ 552,71.

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.