Covid-19: Rio de Janeiro terá Réveillon e Carnaval, afirma Eduardo Paes

Prefeito cita Nova York como exemplo de reabertura após atingir 70% da população vacinada com uma dose

0

Em entrevista ao “Bom Dia Rio”, da TV Globo, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), disse hoje (22) que, apesar da Covid-19, a capital fluminense terá festa de Réveillon no final do ano e Carnaval em 2022. Isso porque, segundo projeções, toda população da cidade deve estar vacinada com ambas as doses da vacina contra Covid-19 em outubro.

“Acho que tranquilamente a gente terá réveillon e carnaval, isso não tem mais a menor sem dúvida. Tenho repetido isso porque se você termina ali em 15 de agosto [de aplicar] a primeira dose, você está terminando em outubro a segunda dose”, declarou o prefeito.

O prefeito do Rio citou Nova York, nos Estados Unidos, como exemplo de reabertura planejada. A cidade tenta retomar a “normalidade” após atingir a marca de 70% da população vacinada com a primeira dose do imunizante contra Covid-19.

“O que a gente tem que imaginar a partir daqui é o parâmetro que a gente vai adotar no Brasil. Nos Estados Unidos, em Nova York, com 70% de primeira dose abriu a cidade, no estágio que nós estamos hoje. A Europa fez com outro percentual. A gente vai olhar isso com calma, estamos analisando isso. Da mesma forma que no início do governo quando começou o calendário de vacinação eu falei ‘vamos olhar para o futuro'”, completou.

Mais de 70% dos adultos do Rio tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19

Quando perguntado sobre a variante Delta, mais transmissível que as demais cepas, Paes disse que “todas as variantes assustam”, mas manteve o tom otimista e pediu para que a população respeite as medidas de contenção da Covid-19, como uso de máscara e distanciamento social.

Até o momento, o Rio de Janeiro aplicou 5.129.411 doses da vacina contra Covid-19, resultando em 3.615.845 de pessoas vacinadas com a primeira dose e 1.377.520 com a segunda. Já o imunizante de dose única da Janssen foi aplicado em 136.046 moradores da capital fluminense, segundo dados da Secretaria de Saúde do Rio.

Hoje, cerca de 71% da população adulta do Rio de Janeiro está vacinada com pelo menos uma dose do imunizante contra Covid-19, enquanto o percentual de pessoas que completaram o ciclo vacinal é de 28,7%.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.