Covid-19: Rio de Janeiro não exigirá comprovante de vacinação para crianças nas escolas

Imunização infantil começa dia 17 de janeiro na capital fluminense

0

Nesta quinta-feira (13), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou que o comprovante de vacinação contra Covid-19 não será exigido para crianças entrarem nas escolas da rede municipal de ensino. A imunização infantil terá início dia 17 de janeiro na capital fluminense.

“Criança vai entrar em qualquer escola da Prefeitura do Rio. Criança não pode responder pela decisão eventualmente equivocada (de não ser vacinada) do pai e da mãe, do responsável”, disse o prefeito Eduardo Paes.

Segundo o calendário de vacinação infantil divulgado pela prefeitura, a imunização dos pequenos será em ordem decrescente de idade, começando por crianças de 11 anos. No entanto, pequenos com comorbidades têm preferência para tomar a vacina.

O prefeito afirmou que o calendário foi elaborado de acordo com a previsão de chegada das vacinas de uso pediátrico na cidade. O primeiro lote com 1,2 milhão de doses do imunizante da Pfizer chegou hoje ao país e será distribuído entre os estados e municípios através do Ministério da Saúde.

“A gente consegue fazer em uma semana, vacinar todas as crianças. A programação de quatro semanas é em razão da perspectiva de chegada de doses.”, justificou Paes.

Vacinação de crianças começa dia 17 no Rio de Janeiro

O início do ano letivo na rede municipal está marcado para 7 de fevereiro. “É importante entender que no Rio de Janeiro manteremos aula como prioridade absoluta. Nada passa na frente das nossas crianças podendo ter sua educação adequada, depois de tanto tempo, com tanto problema”, disse o prefeito.

Hoje, ao receber as doses da vacina da Pfizer para uso infantil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que os imunizantes têm se mostrado seguros nos países onde estão sendo aplicados. Na ocasião, ele também afirmou que a maioria das pessoas internadas hoje com Covid-19 não foram vacinadas contra a doença.

Calendário de vacinação infantil contra a covid-19 no Rio de Janeiro

  • 17, 18 e 19 de janeiro: 11 anos
  • 20, 21 e 22 de janeiro: 10 anos
  • 24, 25 e 26 de janeiro: 9 anos
  • 27, 28 e 29 de janeiro: 8 anos
  • 31 de janeiro, 1º e 2 de fevereiro: 7 anos
  • 3, 4 e 5 de fevereiro: 6 anos
  • 7, 8 e 9 de fevereiro: 5 anos
5/5 - (1 vote)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.