10% dos óbitos de Covid-19 são em razão de resposta autoimune

2

Nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, a revista científica mais bem conceituada dentre a comunidade internacional, publicou dois novos estudos acerca do coronavírus. Os artigos expõem novos dados sobre a resposta imunológica do corpo humano ao processo infeccioso causado pelo Covid-19. Os resultados das investigações apontaram que 1 em cada 10 pacientes contaminados apresenta uma reação autoimune, ou seja, 10% dos casos sofreram ataques do próprio sistema imunológico.

A partir disso, é possível considerar que tal comportamento biológico pode ser uma das explicações para o agravamento da infecção em jovens e pessoas saudáveis.

Ainda de acordo com as pesquisas, a incidência da reação autoimune é maior em homens, com 12,5% dos casos agudos tiveram piora do quadro clínico em função do ataque imunológico. Enquanto entre os grupos de mulheres, a cifra foi de apenas 2,6%.

Esta nova informação é relevante, sobretudo, por desbancar os argumentos que imputam as mortes apenas às pessoas com comorbidades ou à população mais velha.

 

Entenda

 

A substância interferon tipo 1 (proteína) produzida no corpo atua a partir do bloqueio da capacidade reprodutiva do vírus no interior das células. Ao mesmo tempo, nossa companheira de guerra, interferon tipo 1, é uma líder natural. Ela estimula as demais células do sistema imunológico a combater o invasor.

No entanto, algumas dessas células têm o efeito contrário esperado pelo nosso amigo interferon. Pois, ao invés de atuar em conjunto com os demais corpos defensores, acabam por se opor ao próprio interferon tipo 1. Logo, parte do sistema imunológico combate o próprio organismo, agravando a doença nesses pacientes.

Os especialistas especulam, a partir de tais descobertas, em agir de maneira similar a do tratamento da hepatite. Isto é, estimular a produção de interferon tipo 1 nos pacientes diagnosticados como propensos à reação autoimune.

Além disso, é também a partir desses novos resultados que será possível antecipar a piora dos quadros em virtude de respostas autoimunes ao corpo invasor.

2 Comentários
  1. Hermes Dagoberto Diz

    Gostei do assunto de sua publicação, gostaria de ver se é pertinente de divulgar em meu site que é:

    http://www.planosdesaudehdm.com.br

    Sds.
    Hermes Dagoberto

    1. Marcos Gontijo Diz

      Prezado Hermes,

      Acredito que não seja. Aconselho a compartilhar o artigo ou você pode me procurar no email [email protected], caso se interesse em um artigo tratando sobre o assunto.

      Atenciosamente

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.