Covid-19 pode provocar declínio cognitivo e demência, diz estudo
De acordo com uma pesquisa publicada neste mês no Jornal Alcheimer’s Association, a covid-19 pode desencadear problemas neurológicos a longo prazo. Segundo os pesquisadores, a infecção por SARS-CoV-2 pode provocar um efeito persistente no cérebro, levando a um declínio cognitivo e até mesmo à demência.
O vírus Sars-CoV-2 tem a capacidade de entrar facilmente nas células nervosas, pois é um vírus “neurotrópico”, ou seja, tem afinidade pelas células nervosas. Como manifestação da invasão, alguns pacientes podem ter desde sintomas leves à sintomas graves, como inchaço no cérebro, paralisia e morte.
Em busca de obter mais respostas sobre a situação, os pesquisadores analisaram alguns vírus parecidos com o novo coronavírus. Com isso, a Alcheimer’s Association, juntamente com representantes de mais de 30 países, sob orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), estudaram as consequências no sistema nervoso central, de curto e longo prazo, da covid-19. Os pesquisadores levantaram a hipótese de que a infecção pelo SARS-CoV-2 tem potencial para provocar sequelas e favorecer o aparecimento de condições, tais como a doença de Alzheimer, deficiência motora, transtornos afetivos e psicóticos. Além disso, processos desmielinizantes ou doença cerebrovascular, podem ocorrer durante a fase aguda da infecção ou em indivíduos já recuperados.
Oportunidade: Mais de 800 CURSOS GRATUITOS online com Certificado
De acordo com estudo, diabetes mellitus aumenta a chance de demência por covid-19
[…] Leia também: Covid-19 pode provocar declínio cognitivo e demência, diz estudo […]
Ai meu deus du ceu cada uma que me aparece daqi uns dia vai fala que se nos tive respirando e pq ta com corona kkkkk ai nos vai ser obrigado a morre kkkkkkkk