Covid-19 pode levar a problemas no cérebro e AVC

Pesquisas vêm estudando os efeitos da Covid-19 no cérebro, como AVC, inflamações e alteração do estado mental.

3

Há algum tempo médicos e especialistas vêm alertando sobre os riscos de complicações provenientes da Covid-19 no corpo. Agora, um grupo de médicos do Reino Unido realizou um estudo sobre os efeitos da Covid-19 no cérebro de pessoas afetadas gravemente pela doença.

De acordo com o estudo publicado na revista científica The Lancet Psychiatry, a Covid-19 pode levar a uma série de complicações cerebrais. Para realização da pesquisa, foram acompanhados 125 pacientes com uma forma grave da doença. Como resultado, foram encontradas uma série de alterações neurológicas nos pacientes.

Dentre os problemas apresentados, estão a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), alterações do estado mental e inflamações no cérebro. O estado inflamatório do corpo em decorrência do novo coronavírus deixa as pessoas dos grupos de risco ainda mais susceptíveis à doença, podendo levar a essas complicações com mais frequência. Logo, a inflamação causada pela Covid-19 pode levar à formação de pequenos coágulos, resultando em AVC, infarto ou quadros de trombose. Dentre eles, 82% dos que tiveram quadro de AVC tinham mais de 60 anos.

Contudo, não são apenas as pessoas do grupo de risco que podem ter esse tipo de complicação causada pela Covid-19. Outro estudo, dessa vez publicado na China, também retratou as alterações neurológicas causadas pela doença. Segundo o estudo publicado na revista científica JAMA Neurology, essas alterações podem ir de leves tonturas até quadros mais graves de AVC. Nesse caso, a idade média dos pacientes era de 57,2 anos e 38% deles faziam parte do grupo de risco. Dos 214 pacientes estudados, 78 apresentaram alterações neurológicas. Além disso, outros sintomas manifestados foram dor de cabeça, ataxia – coordenação motora prejudicada – e comprometimento da visão, olfato e/ou paladar.

Pacientes de Covid-19 devem buscar ajuda

Acima de tudo, os médicos envolvidos em estudos do gênero ressaltam que é preciso que o paciente busque ajuda. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, em todo o país houve queda de 50% no número de pessoas que procuram atendimento médico por causa de doenças cardiovasculares. Com medo de se contaminar pela Covid-19, esses pacientes perdem um tempo precioso que pode ser decisivo para evitar sequelas.

3 Comentários
  1. Fernando suriani da Silva Diz

    Com esse governo todo mundo roubando vai morrer a população cada vez mais so o povo não esta vendo tem que colaborar fuçar em casa e respeitar as ordens dis médicos llse não e morte certa se não quer viver respeite quem quer obrigado LP

  2. Eliseu Caetano Diz

    Sobre o covid19 deixar problemas no cérebro isso é uma grande mentira pois ele somente trás problemas nos brônquios devido a coagulação das microveias veias causado pelo engrossamento do sangue devido a alergia.
    Mas o que querem é fazer a culpa do uso exagerado das máscaras que retém o CO2 e este voltando para o pulmão acidifica o sangue e traz inúmeras anomalias doenças neurológicas visuais pulmonares renal etc.
    Mas uma mentira atribuir ao vírus chinês esses problemas.
    Se já não bastasse o uso da máscara somente por pretexto de submissão ainda fizeram um erro induzido que foi a entubação que tenho certeza absoluta que foi o maior meio de assassinato em massa de pessoas inocentes.
    Coisa que falei a muito tempo que poderia ser evitado com medicamentos como antialérgico loratadina ou dexclorfeniramina e dexametasona mais antibiótico tipo azitromicina Ciprofloxacino anticoagulante como marevan varfarina sinvastatina heparina ou mesmo o kit do governo federal salvaria as pessoas e qualquer leigo no assunto se pensasse bem saberia quanto mais os outros que se dizem sábios.

  3. […] Covid-19 pode levar a problemas no cérebro e AVC […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.