Covid-19: 344 mortos no último domingo
O Painel Coronavírus divulgou no último domingo, dia 27, os dados referentes às últimas 24 horas sobre pandemia de Covid-19 no Brasil. O país enfrenta neste momento uma nova onda da doença.
Diante da nova escalada da pandemia, João Doria (PSDB-SP), governador de São Paulo, decretou recuo no Plano São Paulo. O mesmo ocorreu com o plano Minas Consciente em Minas Gerais, sob administração de Romeu Zema (Novo). Por isso, ambos os estados retornaram à fase amarela, o que tem ocorrido com a maioria dos estados no país. O horário de funcionamento de alguns estabelecimentos foi, portanto, reduzido e outros, como cinemas, ficarão fechados por prazo indeterminado.
Em virtude do feriado e da paralisação de alguns serviços, os números em relação aos 14 dias anteriores reduziram um pouco e a média móvel de óbitos regrediu para a marca de 600 mortes a cada 24 horas.
Sobre o boletim oficial
O governo federal atualiza o boletim, intitulado Painel Coronavírus, a cada 24 horas com os dados mais recentes sobre a pandemia. Para tanto, as Secretarias Estaduais de Saúde enviam o material ao Ministério, com exceção dos finais de semana. Nesses pode haver atraso no repasse, o que explica os números muito abaixo da média móvel aos sábados e aos domingos.
Casos de Covid-19 confirmados
De acordo com o Ministério da Saúde, o domingo totalizou 7.484.285 milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, o número de novos casos de Covid-19 é de 18.479 brasileiros.
Óbitos confirmados
Ainda segundo o Painel Coronavírus, foram 344 novos óbitos pela Covid-19. Devido ao feriado de Natal, a média móvel, que nos demais dias ficou acima da marca de 700 mortes por dia, caiu para 625. O total de vítimas da Covid-19 ultrapassou a marca de 190 mil mortes, totalizando 191.139 vítimas.
Portanto, de acordo com o painel do G1, o Brasil entrou novamente em situação de crescimento da pandemia de Covid-19. A situação voltou a uma agressiva expansão dos casos da doença. Dos 26 estados brasileiros, 8 estados apresentaram elevação da média móvel de mortes. Houve por isso uma variação de 4% negativos da pandemia no Brasil nos últimos 14 dias.