Correção Enem química 2020 – questão 132 e 109

0

Correção Enem química 132: Mega espetáculos com queima de grande quantidade de fogos de artifício em festas de fim de ano são muito comuns no Brasil. Após a queima, grande quantidade de material particulado permanece suspensa no ar. Entre os resíduos, encontram-se compostos de sódio, potássio, bário, cálcio, chumbo, atimônio, cromo, além de percloratos e gases  como dióxidos de nitrogênio e enxofre.

Essas partículas promovem riscos ambientais porque:

a) As substâncias resultantes da queima de fogos de artifício são inflamáveis.

b) Os resíduos produzidos na queima de fogos de artifício ainda são explosivos.

c) o sódio e o potássio são os principais responsáveis pela toxicidade do produto da queima.

d) Os produtos da queima contém metais pesados e gases tóxicos que resultam em poluição atmosférica. *****

e) o material particulado gerado se deposita na superfície das folhas das plantas impedindo os processos de respiração celular.


Questão 109: As panelas de pressão reduzem o tempo de cozimento dos alimentos por elevar a temperatura de ebulição da água. Os usuários conhecedores deste utensílio normalmente abaixam a intensidade do fogo em panelas de pressão após iniciarem estas saídas de vapor. Ao abaixar o fogo, reduz-se a chama, pois assim evita-se o (a):

a) aumento da pressão interna e os riscos de explosão. *****

B) dilatação da panela e a desconexão de sua tampa.

c) perda de qualidade nutritiva do alimento.

d) deformação da borracha de vedação.

e) consumo de gás desnecessário.

Correção Enem química 2020 – questão 132

A letra D é a mais correta porque a explosão libera gases como CO2 que influencia na camada de ozônio. Além disso, há a liberação de substâncias danosas e metais extremamente pesados como o Chumbo. Ele, quando está em contato com a terra ou ar, provoca grande poluição. Vale ressaltar que muitos elementos que são liberados ainda causam fenômenos como a chuva ácida.

Vale ressaltar que ainda podem causar ataques epiléticos e danos à idosos, crianças, autistas e animais, são perigosos e devem ser evitados.

Correção Enem química 2020 – questão 109

Esse é o momento de lembrar dos princípios da equação de PV/T. Ou seja, quanto maior a temperatura, maior será a pressão das moléculas. Neste caso, o volume (panela) é constante, podendo ser cortado da equação, deixando um equilíbrio proporcional. Nesta conta, pode-se cortar todos os valores que forem inalteráveis.

Por exemplo, imagine hipoteticamente que a panela está em 1 atm, inicialmente com a temperatura de 250 K. Ao aumentar a temperatura para 370 K, o ATM irá aumentar de forma proporcional: 1/250 = P/370 –> 1,48 ATM. Então, se a temperatura subir muito, a pressão pode exercer o máximo dentro da panela, fazendo com que estoure. Por isso, é necessário diminuir o fogo.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.