Coronavírus: Anticoncepcional pode afastar quadro grave da Covid-19

A conclusão veio depois que os pesquisadores analisaram dados de mais de meio milhão de mulheres do Reino Unido, que utilizaram o aplicativo Covid Symptom Study, usado para rastrear pessoas infectadas.

2

Um estudo publicado recentemente no medRxiv, liderado pelo King’s College London, descobriu que as mulheres que tomam pílula anticoncepcional podem ter um risco menor de desenvolver um quadro grave do covid-19.

A explicação é que o hormônio estrogênio, contido nas pílulas, interage com o sistema imunológico de várias maneiras, inclusive influenciando quantas células imunológicas são produzidas e como elas respondem à infecção.

Como esse hormônio está naturalmente presente em proporções mais altas nas mulheres do que nos homens, isso também ajuda a entender por que os homens são mais afetados pela forma grave da doença.

Saiba mais sobre a pesquisa

Coronavírus: Anticoncepcional pode afastar quadro grave da Covid-19
Coronavírus: Anticoncepcional pode afastar quadro grave da Covid-19 – Foto: Pixabay

A conclusão veio depois que os pesquisadores analisaram dados de mais de meio milhão de mulheres do Reino Unido, que utilizaram o aplicativo Covid Symptom Study, usado para rastrear pessoas infectadas.

As mulheres que usavam anticoncepcional oral, apresentaram, em média, um risco 13% menor de sofrer com sintomas graves. A taxa de hospitalização nesse grupo também foi significativamente menor.

A Dra. Karla Lee, autora principal do estudo, explicou mais como foram realizados estes estudos.

“Quando comparamos um grupo mais jovem de mulheres em uso de pílula anticoncepcional oral combinada com um grupo semelhante que não tomou a pílula, vimos covid-19 menos grave entre aqueles que tomam a pílula, sugerindo que os hormônios do método podem oferecer alguma proteção contra  coronavírus covid- 19”

Além disso, ela frisa que são necessárias mais pesquisas para aprofundar esse conhecimento contra o coronavírus.

OMS alerta que cura para o coronavírus pode nunca existir

Diferente do que o mundo espera, a OMS – Organização Mundial da Saúde disse que a vacina ou a cura para o Covid-19 pode não existir.

Essa informação foi dada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta segunda-feira (3), e joga um balde gelado na expectativa que o mundo tá contra o coronavírus.

Segundo Tedro, mesmo com os testes que vêm sendo feitos para o lançamento da vacina contra a Covid-19, existe a possibilidade de que nenhuma dessas alternativas ofereçam proteção da forma esperada.

2 Comentários
  1. Valquíria Fernandes pessoa Diz

    Muito interessante essa pesquisa,tomara que seja realmente eficaz pra todas as pessoas que passam por esse sofrimento de ter a doença,e não devemos dar ouvidos á essa oms que até agora, não disse nada com nada

  2. […] dos estudos científicos não conseguirem provar que emagrecer tomando anticoncepcional ou ganhar peso com eles são um dos efeitos colaterais. No entanto, existem formas de prevenir o […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.