Cores: como usar durante uma campanha de marketing?

4

Já foram desenvolvidos inúmeros estudos que comprovam a importância das cores em uma campanha de marketing. Elas possuem papel fundamental sobre a forma que o ser humano percebe e interpreta o mundo, desenvolvem emoções positivas e  negativas. Muitas empresas já estão se atualizando sobre o assunto, mudando o logotipo e as formas que criam postagens para redes sociais.

Portanto, foi pensando nisso que o Brasil 123 preparou um lista com os significados das cores dentro de uma campanha para que você as utilize corretamente.

Significado das cores na campanha de marketing

Os estudos já mostram onde devem ser utilizadas e atualmente até mesmo já existe uma padronização em relação a isso. Por exemplo, praticamente todos os dentistas utilizam a cor azul porque ela passa mais tranquilidade, seria estranho ver um consultório em tom de vermelho vibrante. Por mais que algumas pessoas não se incomodem, isso não serve para a maioria.

Observe abaixo quais são os significados das cores:

Azul: Uma das favoritas tanto para homens e  mulheres, passa tranquilidade (é também a favorita de crianças autistas). É uma cor fria que está relacionada ao espiritual e grandeza, ideal para hospitais e dentistas.

 Vermelho: É aquela que estimula o consumo e causa fome. Está fortemente associada à Fast Food e as maiores marcas utilizam o vermelho, amarelo e laranja (cores quentes).

Verde: Está fortemente associada à fertilidade e coisas da terra, naturalidade. Portanto, recomendada para empresas de produtos orgânicos ou ambientalmente sustentáveis.

Preto: Para os físicos, o preto é apenas a ausência do branco e por isso, não é uma cor em si. Da mesma forma, ainda é muito utilizado em campanhas de marketing para demonstrar luxo e realeza. Bastante optado por marcas caras como Gucci, Louis Vuitton, Chanel e Hermès.

Branco: é a junção de todas as outras cores. É relacionado à singularidade e assuntos religiosos.  Pureza, inocência que pode ser utilizado também para hospitais e marcas de roupas infantis (bebê).

Além de uma campanha

Pense bastante nas cores que deseja utilizar no seu carto ou escritório porque serão elas as responsáveis pelas características gerais do ambiente. Para um quarto de criança, por exemplo, é recomendado cores vibrantes e coloridas. Já para um quarto de adulto ou escritório, cores em tons amadeirados ou preto caem muito bem.

Caso tenha dúvidas sobre o assunto, também é possível buscar por uma consultoria de algum especialista na área. Vale a pena e os valores são bem em conta.

Leia Também:

4 Comentários
  1. […] Agora é o momento de pensar no berço e até mesmo na poltrona de amamentação. Busque por cores leves como azul claro, rosa, amarelo ou […]

  2. […] As cores também possuem grande impacto na sensação de profissionalismo. Não faça nada muito colorido e que chame a atenção. Use cores mais neutras como preto e cinza. […]

  3. […] necessário saber como divulgar e  fazer a empresa crescer. Para isso, realize pesquisas com cores (sim, elas importam muito!) e de gostos. Isso se torna ainda mais fácil quando o empreendedor já […]

  4. […] maiores as chances de conseguir clientes. Portanto, busque conhecer sobre o uso de hashtags, importância das cores, storytelling e […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.