Hoje vamos te mostrar um passo a passo simples, para que você consulte o Vale-Gás de dezembro pelo CPF, de forma simples e rápida.
A última parcela do ano, já começará ser paga, e por isso, é importante que os beneficiários saibam a data de seu pagamento.
Quase 6 milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza já foram atingidas pelo programa, que subsidia a aquisição de um gás de cozinha.
Então, se você faz parte dessa população, e deseja saber quando receberá seu benefício, não deixe de ler até o final, e fique por dentro de todos os detalhes!
O Vale-Gás faz parte do pacote de benefícios e programas de transferência de renda, criado pela gestão atual, destinado à população mais pobre do país.
Assim como no Auxílio Brasil, o Governo Federal disponibilizou o Vale-Gás, ou Auxílio-Gás, para aquelas famílias que estivessem em situação de vulnerabilidade social.
No início, a proposta era de subsidiar 50% do valor médio de um botijão de gás de 13 kg a cada 2 meses.
No entanto, depois de algumas mudanças na ‘PEC das Bondades’, tanto o Vale-Gás, quanto o Auxílio Brasil passaram por aumentos, que segundo o Governo Federal, foram implementados para amenizar os impactos da situação de calamidade pública e da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Com esse aumento, o benefício subsidiou 100% do valor médio do gás, pagos a cada 2 meses.
Para chegar a esse valor, o Ministério da Cidadania utiliza os relatórios da Agência Nacional do Petróleo, a ANP, que calcula uma média de valor praticado em todo território nacional.
Consulte Vale-Gás de dezembro – Reprodução CanvaAgora que já conhecemos o Vale-Gás, vejamos quem tem direito ao benefício do Governo Federal.
Como é um programa voltado para as famílias mais carentes do país, uma das principais regras do Ministério da Cidadania, responsável por receber os pedidos e escolher as famílias beneficiadas, é a faixa de renda mensal.
Para ter direito aos pagamentos bimestrais, é importante comprovar renda de no máximo um salário mínimo por pessoa do grupo familiar, ou seja, R$ 606.
Além disso, também é preciso estar devidamente cadastrado no CadÚnico para programas sociais do Governo Federal, e ter atualizado os dados há pelo menos 2 anos, ou desde 2020.
Até o momento, cerca de 5,98 milhões de famílias brasileiras reverberam o Vale Gás, mas a previsão é de que o Governo Federal amplie a folha de pagamento.
Isso significa que mais famílias podem ser incluídas no calendário de dezembro, já que em novembro não houve repasses.
Por isso, é muito importante que você consulte o Vale-Gás de dezembro pelo CPF, para saber se você e sua família têm direito ao benefício.
E você pode realizar a consulta através de vários meios, como aplicativo Auxilio Brasil ou aplicativo Caixa Tem, ambos estão disponíveis gratuitamente para dispositivos Android e iOS.
Ademais, também é possível que você consulte o Vale-Gás de dezembro pelo CPF por telefone. Para utilizar o Atendimento Caixa ao Cidadão, o número é 111, já para fazer a consulta pelo Atendimento do Ministério da Cidadania, o número é 121.
O calendário de pagamento do Vale-Gás de dezembro utiliza como base o último número do NIS do beneficiário.
Dessa forma, em dezembro os pagamentos devem ser feitos da seguinte forma:
O número do NIS pode ser conferido na primeira página da Carteira de Trabalho, no Cartão Cidadão ou no Cartão do beneficiário do Auxílio Brasil.
Agora que você já sabe como consultar o Vale-Gás de dezembro pelo CPF, não perca tempo e veja se você tem direito ao benefício, e a data do pagamento!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…