Um dos grandes pilares do planejamento financeiro é a organização dos gastos, em especial dos que mais impactam a sua vida. Por isso, muito além de cortar o cafezinho no dia a dia, que pode ser algo ineficiente, é sempre uma boa ideia analisar os impactos das maiores compras da sua vida, como imóveis, carros, entre outros. Nesses casos, um consórcio pode ajudar você.
Isso porque a linha tem diversas vantagens e pode se encaixar perfeitamente no seu planejamento financeiro. Contudo, utilizar o consórcio como uma forma de investimento pode ser o maior erro da sua vida.
Fazer um consórcio nem sempre é uma ideia ruim. Isso porque a modalidade permite alavancar o seu patrimônio, de forma a conseguir antecipar as grandes compras da sua vida. Atualmente, além de imóveis e carros, a modalidade permite contratar até mesmo cirurgias estéticas e outros bens, como barcos.
Confira, abaixo, quando é uma boa ideia aderir a um consórcio:
Contudo, a forma mais utilizada no Brasil não é nenhuma dessas. Normalmente, as pessoas usam o consórcio como um investimento, o que é um dos maiores erros financeiros.
Muitos gerentes de bancos afirmam que o consórcio é uma forma de colocar a disciplina financeira na sua vida e economizar todos os meses. Contudo, contratar um consórcio é contratar uma dívida, não um produto de investimentos. Por isso, se você quiser esse produto, precisa pensar nisso.
Isso porque aderir a um consórcio demanda o pagamento de taxas de até 25%. De forma geral, investimentos são aqueles produtos que permitem que você ganhe dinheiro ao longo do tempo, não gastando.
Por outro lado, quem usa o consórcio para comprar um bem contando com a contemplação precisa tomar cuidado, dado que em algum momento a contemplação pode não vir. Para investimentos, procure produtos financeiros que gerem retornos.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…