O Governo Federal vem tornando cada vez mais difícil a retirada de valores pelo empréstimo consignado do Bolsa Família. Isso porque, além de trocar as regras do programa, a Caixa anunciou o fim da linha de crédito permanentemente. Apesar de não ser o único banco a fazer esse empréstimo, a Caixa detém mais de 80% dos contratos ativos.
Por isso, quem quiser pegar dinheiro pelo consignado do Bolsa Família precisará procurar em outros bancos. Dessa forma, hoje vamos entender as novas regras da modalidade e listar todos os bancos onde o crédito ainda está disponível.
O empréstimo consignado do Bolsa Família passou por mudanças. Aprovado no fim do ano passado, a modalidade tinha regras consideradas brandas e prejudiciais aos beneficiários. Com a chegada do novo governo, a ideia é endurecer as regras para que fique inviável para os bancos ofertarem esse tipo de transação para os mais pobres.
Isso porque, com as regras anteriores, os juros poderiam chegar a 50% durante todo o empréstimo. Isso quer dizer que os pobres pagariam bons juros aos bancos, ao passo em que o desconto seria de até 40% do valor do benefício. Agora, o percentual também mudou.
Dessa forma, em vez de poder descontar até 40% do benefício, o desconto máximo agora é de 5% sobre o recebido pelo Bolsa Família. Além disso, o parcelamento pode acontecer em, no máximo, 6 meses. Antes o maior prazo era de 24 meses. Ainda, a taxa máxima de juros caiu para 2,5% ao mês. Anteriormente, a taxa estipulada pelo ministério da Economia de Jair Bolsonaro era de 3,45% ao mês.
As mudanças de regras foram anunciadas no dia 9 de fevereiro, dia em que a Caixa ainda mantinha suspensas as novas contratações do empréstimo do Bolsa Família.
Mesmo que a Caixa tenha anunciado o fim de sua participação na modalidade, o empréstimo do Bolsa Família ainda segue existindo. Isso quer dizer que é possível acessar a linha em outros bancos e financeiras. Apesar disso, especialistas dizem que é preciso fazer uma extensa pesquisa de taxas e condições. Vale lembrar que, pelas regras originais, as instituições não podem fazer campanhas de marketing ofertando o produto.
Diversos bancos oferecem a modalidade. Veja abaixo:
Por isso, especialistas indicam que as pessoas que desejam pegar valores no consignado do Bolsa Família precisam escolher as instituições acima. Antes de fechar o contrato, é preciso analisar as condições, as taxas de juros e o prazo do parcelamento.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…