Conheça os principais benefícios de consumir pimenta

0

Você tem costume de comer pimenta? As pimentas são os frutos das plantas pimenteiras, famosas por terem um sabor muito quente e apimentado. Elas são membros próximos da família dos tomates e pimentões, e as mesmas são uma boa escolha se o desejo for dar uma incrementada nas receitas.

Recentemente, especialistas revelaram inúmeros benefícios contidos na pimenta devido ao seu principal composto chamado capsaicina. Desta maneira, trouxemos alguns benefícios que você não sabia sobre esse fruto.

Conheça os principais benefícios do consumo da pimenta. Imagem: Freepik/reprodução

Aumenta a imunidade

Sua cor característica, geralmente vermelha, é rica em vitamina A e em vitamina C. E estas são fundamentais quando o assunto é aumentar a defesa e a quantidade de células benéficas ao sistema imunológico do organismo.

Auxilia na perda de peso

A capsaicina contida na pimenta promove a perda de peso. Quando consumimos, mesmo em pequenas quantidades, percebemos um certo aumento da temperatura corporal e isso ocorre no momento em que ela é digerida. Assim, a pimenta pode aumentar o metabolismo e promover a queima das calorias de maneira mais rápida.

A pimenta pode aliviar a dor

A capsaicina é o principal bioativo desse fruto. Ela, além de proporcionar perda de peso, ainda pode auxiliar no alívio da dor. Pois, ao se ligar aos receptores das terminações nervosas que causam dor, a substância age desativando-os temporariamente. Então, essas células não levam o aviso para o cérebro de que estamos com dor.

Reduz o risco de câncer

Como a pimenta tem compostos ligados a capacidade anti-inflamatórias e anti-oxidantes, especialistas revelam que o consumo diário de pimenta possa diminuir o risco de câncer, principalmente aqueles relacionados à próstata, mama e bexiga.

Pimenta para evitar alergias

Devido aos compostos citados anteriormente, o hábito de consumir pimentas tem sido eficiente para evitar alergias. Alguns estudos revelam que este benefício está relacionado aos betacarotenoídes presentes na composição do fruto, estes podem atuar prevenindo sintomas alérgicos.

Veja mais notícias sobre Saúde e Bem Estar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.