Conheça os fundos de índice

0

Um fundo de índice é um tipo de fundo mútuo ou fundo negociado em bolsa (ETF) que detém todos (ou uma amostra representativa) dos títulos em um índice específico, com o objetivo de igualar o desempenho desse benchmark o mais próximo possível.

 Nesse sentido, o S&P 500 é talvez o índice mais conhecido, mas existem índices e seus fundos para quase todos os mercados e estratégias de investimento que você possa imaginar. Você pode comprar fundos de índice por meio de sua conta de corretagem ou diretamente de um provedor que forneça essa classe de ativos para negociação.

Ao comprar esse investimento, você obtém uma seleção diversificada de títulos em um investimento fácil e de baixo custo. Alguns desses ativos oferecem exposição a milhares de títulos em um único fundo, o que ajuda a reduzir seu risco geral por meio de ampla diversificação. Ao investir em vários fundos de índice que rastreiam diferentes índices, você pode construir um portfólio que corresponda à alocação de ativos desejada . Por exemplo, você pode colocar 60% do seu dinheiro em fundos de índices de ações e 40% em fundos de índices de títulos.

Entenda os benefícios dos fundos de índice

A vantagem mais óbvia dos fundos de índice é que eles têm superado consistentemente outros tipos de fundos em termos de retorno total .

Uma das principais razões é que eles geralmente têm taxas de administração muito mais baixas do que outros fundos porque são gerenciados passivamente . Em vez de ter um gerente negociando ativamente e uma equipe de pesquisa analisando títulos e fazendo recomendações, a carteira da classe de ativo apenas duplica a de seu índice designado.

Os fundos de índice mantêm investimentos até que o próprio índice mude (o que não acontece com muita frequência), então eles também têm custos de transação mais baixos. Esses custos mais baixos podem fazer uma grande diferença em seus retornos, especialmente no longo prazo.

Entenda também suas desvantagens

Nenhum investimento é zero de risco, e isso inclui fundos de índice. Uma desvantagem está na sua própria natureza: uma carteira que sobe com seu índice cai com seu índice. Se você tem um fundo que acompanha o S&P 500, por exemplo, você aproveitará as alturas quando o mercado estiver indo bem, mas ficará completamente vulnerável quando o mercado cair. Em contraste, com um fundo gerenciado ativamente, o gestor do fundo pode sentir uma correção do mercado chegando e ajustar ou até mesmo liquidar as posições do portfólio para amortecer-lo.

É fácil se preocupar com as taxas dos fundos gerenciados ativamente. Mas, às vezes, a experiência de um bom gestor de investimento pode não apenas proteger um portfólio, mas até superar o mercado. No entanto, poucos gerentes foram capazes de fazer isso de forma consistente, ano após ano.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.