O câncer de mama é uma doença que atinge diversas mulheres em todo o mundo. Mas, hoje, existem diversas formas de tratamento para essa doença, o que faz com que ela tenha grande possibilidade de cura. A identificação do câncer de mama nos primeiros estágios aumenta as chances de cura. Portanto, conheça os estágios do câncer de mama e saiba como tratar.
As doenças tumorais crescem e se desenvolvem na região afetada, podendo, em casos mais avançados, atingirem diversas regiões do corpo. Sendo assim, identificar o câncer de mama em seus primeiros estágios é fundamental para obter o sucesso do tratamento. A saber, quando o câncer de mama é descoberto de forma precoce a chance de cura é de aproximadamente 90%.
Para que o câncer de mama seja descoberto quanto antes é necessário prestar atenção aos sinais que o corpo emite, para isso, há o autoexame e o exame clínico. Além disso, o câncer de mama é o tipo de carcinoma mais recorrente no público feminino. Apesar de o câncer de mama também atingir os homens, isso não é tão recorrente.
Os principais sintomas surgindo em casos de câncer de mama são: aumento dos linfonodos, presença de um nódulo único e rígido, mama inchada ou avermelhada, mama ou mamilo doloridos, inversão de mamilo, secreção dos seios, dentre outros. Para identificar esses sintomas você pode realizar o autoexame, de preferência alguns dias depois da menstruação.
Se você estiver na menopausa, pode realizar o exame em qualquer período do mês. Além disso, há também o exame de mamografia, que pode ser feito todos os anos após os 40 anos. Veja abaixo quais são os estágios do câncer de mama:
estágios do câncer de mama – Reprodução CanvaO primeiro estágio do câncer de mama é o estágio 0. Nesse estágio, as células cancerígenas estão localizadas nos ductos responsáveis por expelir o leite nas mamas. Sendo assim, então, essa fase também é denominada carcinoma in situ. Na maioria das vezes as células não evoluem para nódulos sendo percebidas de forma muito fácil em exames, como, por exemplo, no exame de mamografias.
No estágio 1 o tumor já começa a ganhar forma, mas ainda possui um tamanho bastante pequeno, medindo aproximadamente dois centímetros. Sendo assim, nessa fase o tumor ainda não se espalhou para os linfonodos, responsáveis por identificar quando há algo de errado no organismo.
No estágio II, o nódulo está um pouco maior, podendo medir de dois a cinco centímetros e já consegue atingir os linfonodos mais próximos. Nessa fase, geralmente o problema é tratado por meio de radioterapia ou cirurgia.
No estágio III o tumor já está com tamanho superior a cinco centímetros e se dissemina por alguns linfonodos próximos, podendo, inclusive, acometer os músculos e a pele.
No estágio IV o tumor já se espalhou para as glândulas linfáticas e para alguns órgãos do organismo. É nesse momento que o tumor entra na fase de metástase e se caracteriza como câncer avançado.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…