Conheça os 5 alimentos ricos em vitamina C, além da laranja

1

A vitamina C é uma das mais conhecidas entre as demais vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo. Reconhecida por proteger o sistema imunológico e por sua ação contra a fadiga, essa vitamina está envolvida em um grande número de mecanismos e reações químicas que protegem as células contra o envelhecimento. Por isso, é necessário adotar uma dieta com alimentos ricos em vitamina c para atender às necessidades diárias do nosso organismo.

Além disso, a vitamina C faz parte da categoria de vitaminas hidrossolúveis, uma vez que não pode ser sintetizada e armazenada pelo corpo humano e é eliminada pela urina quando está presente em grande quantidade no organismo. Certamente, você já sabe que a laranja é rica em vitamina C, mas essa não é a única fonte deste nutriente. Por isso, trouxemos os cinco alimentos ricos em vitamina c para você incorporar em sua alimentação.

Mamão

O mamão é considerado uma das frutas mais ricas em vitamina C. Além disso, essa fruta contém uma enzima digestiva natural chamada papaína. Esse elemento participa na dissolução de alimentos, em particular proteínas. Por isso, essa fruta também pode ser utilizada para ajudar no bom funcionamento do sistema digestivo.

Quantidade de vitamina C: 60,9 mg
Dose: 1 xícara de mamão (100g)

Pimentão

Caso você não saiba, os pimentões estão entre os alimentos mais ricos em vitaminas, inclusive há subtipos de pimentões que possuem mais vitamina c do que as laranjas! Esse alimento também é conhecido por fortalecer o sistema imune, devido a sua composição rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres.

Quantidade de vitamina C: pimentão amarelo – 201 mg; verde – 100 mg ; vermelho – 158 mg.
Dose: 100g

Kiwi

Entre os alimentos ricos em vitamina C está o kiwi. Essa fruta é uma fonte natural de fibras e antioxidantes (compostos fenólicos) que contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo. Para se beneficiar plenamente, recomenda-se consumi-lo fresco, a fim de preservar todos os sabores e contribuições nutricionais.

Quantidade de vitamina C: 92,7 mg
Dose: 100g

Brócolis

O brócolis contém antioxidantes naturais, incluindo carotenoides. Como resultado, ele nos ajuda a prevenir muitas doenças cardiovasculares e até certos tipos de câncer. Obviamente, este vegetal verde tem muitos outros benefícios para a saúde, incluindo a proteção da retina dos olhos e a memória! Além disso, adicionar brócolis nas refeições pode ser útil para diversificar as fontes de vitamina C na alimentação.

Quantidade de vitamina C: 87 mg
Dose: 100g

Goiaba

A goiaba é uma fruta que oferece contribuições nutricionais muito interessantes e até essenciais, sendo conhecida por baixar os níveis de colesterol e combater os efeitos prejudiciais dos radicais livres. De fato, a goiaba supera a maioria das frutas cítricas em termos de conteúdo de vitamina C. Além disso, a casca da goiaba é rica em antioxidantes.

Quantidade de vitamina C: 230 mg
Dose:
100g

Veja mais notícias sobre Saúde e Bem Estar

1 comentário
  1. […] teoria, a vitamina C pode estimular o sistema imunológico, especialmente na fabricação de linfócitos […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.