Conheça o Cadastro Único Digital

62

O Cadastro Único (CadÚnico) é um banco de dados do governo federal que mapeia as famílias de baixa renda do país, para propor ações de combate a vulnerabilidade. Ele é considerado a porta de entrada da assistência social àqueles que mais precisam. 

A pandemia causou a suspensão de atividades em diversos setores da sociedade, dentre eles, órgãos públicos que realizam atendimento à população.  Um exemplo é o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), responsável por inscrever famílias de baixa renda no banco de informações do governo. 

Cadastro Único Digital 

No entanto, o fechamento temporário das unidades, não significará a descontinuidade dos atendimentos. Na verdade, esse momento pode garantir um trabalho ainda mais ágil do órgão. 

A senadora Elizane Gama (Cidadania-MA) sugeriu em debate a realização de um cadastro único nacional 100% digital. Utilizando de ferramentas tecnológicas, ele funcionará de forma mais regulada, segura e livre de fraudes. 

A senadora destacou que cerca de 46 milhões de brasileiros na situação de vulnerabilidade, quase um quarto da população, não são assistidas pelo governo federal. O grupo é popularmente conhecido como cidadãos “invisíveis”. 

Muitos deles, inclusive, estão com os CPFs suspensos, cancelados, nulos ou categorizados como irregulares perante à Justiça. Segundo Gama, a questão é preocupante, pois impede que uma significativa parte da população, exerça a cidadania de forma plena. 

“Caso tivéssemos um cadastro único nacional, em momentos de calamidade pública como o que vivemos, agilizaria a localização do público exato dos auxílios, evitando-se fraudes”, apontou a senadora. Segundo ela, a implantação de um cadastro nacional digital é uma ação que deve ser priorizada. 

Para isso, é preciso realizar ações imediatas para consolidar, num banco de dados único, todas as informações referentes aos brasileiros acerca de dados eleitorais, renda, impostos, emprego, entre outros. O requerimento de audiência pública foi aprovado dia 25 de maio, e deve contar com os seguintes participantes:  

  • Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni; 
  • Secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto; 
  • Diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Caio Mário Paes de Andrade; 
  • Presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto. 
62 Comentários
  1. Yacimir Vieira de Oliveira Diz

    Quero excluir minhas filhas do cadunico e não consigo o Craas da minha cidade Salvador não está funcionando dia que não têm funcionários a DPU não funciona quero receber as parcelas restantes do auxilio emergencial eu e minhas esposa entramos desempregados minha filhas a mais de 1 ano meio não moram mais com agente o que eu faço??

    1. Jose subrinho Diz

      Eu sr jose subrinho de lavor de entrada no ausilio e nao consigo receber e estou dessmprado desde do comeco da pandemia vcs pode mim ajudar a ver.

      1. Amanda Diz

        Procure a defensoria pública do estado que está auxiliando ou nos correios

        1. Simone Aparecida frigieri Diz

          Bom dia eu tenho dois filhos estou desempregada sem renda nenhuma tive que abandona minha casa para morar com a minha mãe ….não tenho dinheiro nem para pagar a luz …. Eu já foi no correio na caixa e não consigo efetuar o cadastro como pode isso …. Com tanta gente sem precisar resebendo ….e nós que precisa não poder efetuar um cadastro ?? O meu fala que meus dados não conta na respeita federal….eu consulto o meu CPF está regular…. então onde vou ??? A respeita aqui esta fechada….o CRAS também …. Vamos morrer de fome ??

          1. Joice Diz

            Oi Simone Aparecida Frigieri, o meu tio estava com esse mesmo problema. Então primeiro olhei no site da receita em alteração dos dados cadastrais tava tudo certo aí em seguida acessei a carteira digital e percebi que o nome da minha avó, mãe dele estava errado, Então digitei exatamente como estava e deu certo consegui dar entrada e o benefício dele já foi aprovado. Olha tbm a situação do seu CPF se está regular. Isso tudo é muito fácil vc mesmo pode fazer. Não sei se isso vai te ajudar mas tenta quem sabe né, e no Google tbm tem várias instruções pra alguns erros de acesso dê uma pesquisada. Não é justo perder o benefício por causa disso.

          2. Julia Diz

            Qual seu telefone? Posso tentar ajudar. Amanhã é o último dia para fazer o cadastro

      2. Cristina Diz

        Este cadastro jjá está ativo?

      3. Julia Diz

        Qual seu telefone? Posso tentar ajudar

    2. Aracilda n. Batista Gomes Diz

      Boa tarde gostaria de saber como faço para excluir minha filha do meu cadastro meu beneficio da terceira parcela do auxilio foi bloqueado o serviço do cras da minha cidade tá suspenso por causa da pandemia no momento não tenho como atualizar meu cadastro rio do fogo RN

      1. Adriana Diz

        o que devo fazer estou cadastrada no card único do governo federal . solicitei o auxílio ermegencial e o meu cadastro único está em analise. já faz 2 meses ainda ñ recebi nem uma parcela. estou desempregada tenho um filho . 😔

        1. André Gustavo Bacelar Cardoso Santos Diz

          Boa tarde! Estou desempregado e estou inscrito no cadastro único e recebo meu auxílio pelo Bolsa família da mãe de minha filha, mas separei dela e estou no momento sem meios de trabalhar, pois sou músico e ela não repassa o valor do auxílio pra mim! O que fazer se trabalho com música e estou impossibilitado de exercer minhas funções em busca de remuneração financeira?

          1. Simone mariada silva Diz

            Preciso renovar meu cad unico .se puder fazer pelo sait vai ser bom .porque o cras de belo horizonte esta fechado.

        2. Cristiane Diz

          Pra aquela pessoas q tem q fazer a atualização em 2 em 2 anos como fica ,se tem risco delas perde o benefícios

      2. Raquel Mamedes dos Santos Diz

        Bom dia, sou beneficiária do bolsa família, mas não recebi nenhuma parcela do auxílio emergencial. Tenho duas filhas e minha renda é de um salário mínimo,trabalbo de contrato para o estado. Nao entendir porque eu não recebi nenhuma parcela se eu só tenho um salário mínimo, e o auxílio é para quem tem até 3 salários mínimos?
        Gostaria que meu caso fosse solucionado, porque eu estou precisando, e muito.

        1. Alessandro Lopes Diz

          Meu alxilio de foi negado alguém me ajuda pra recorrer por favor

    3. Ana Maria Diz

      Como faço para me cadastrar no cad único

      1. André Gustavo Bacelar Cardoso Santos Diz

        Boa tarde! Estou desempregado e estou inscrito no cadastro único e recebo meu auxílio pelo Bolsa família da mãe de minha filha, mas separei dela e estou no momento sem meios de trabalhar, pois sou músico e ela não repassa o valor do auxílio pra mim! O que fazer se trabalho com música e estou impossibilitada de exercer minhas funções em busca de remuneração financeira??

        1. Tabata Diz

          Quando os Cras vao abrir ai vc tem que nos avisar se não avisarem vamos ser todos cortados do bolsa familia ???

        2. Simone mariada silva Diz

          Preciso renovar meu cad unico .

      2. Anna Kamila da Silva Batista Diz

        Oi, sou Anna tenho o bolsa família e não estou recebendo o auxílio no cadastro esta eu , meu filho e meu ex marido ele estava trabalhando com carteira assinada mais foi manda embora deu baixa na carteira e não esta recebendo seguro ja olhei pelo aplicativo e diz que meus dados estão sendo avaliados pelo cadunico não tem como atualizar o bolsa família pois o CRAS esta fechado e queria saber alguma coisa todo mes espero e so estou recebendo o bolsa família normal 226,00.

    4. Miria Diz

      Não consigo fazer o recadastramento pelo app e o CRAS daqui de Belford roxo não está atendendo.como faço pois sou do CAD único sem renda,e com uma filha pra criar, aguardo resposta pq não funciona nada,app, CRAS e aí

    5. Lorimar Cristina vizzotto Diz

      Boa tarde eu ja estou desempregada a quatro anos e não consegui receber o auxílio emergencial pq meu enteado fez tbm mas ele não mora comigo me separei do marido é estou desesperada o que faço?
      Se puderem me ajudar

  2. Daniela Carvalho dos santos Diz

    Boa tarde ? Meu benefício foi bloqueado porque não recasdastrei por causa da pandemia como faço pra recadastrar meu benefício pó o eu preciso muito não tenho renda

  3. Agnaldo ferreira Diz

    Quero fazer o cartao virtual da caixa

    1. Deisiane mota de souza Diz

      estou desempregada recebir so uma parcela, e nao recebir mais. voltou para a analise de dados, fiz outro pedido e ate agora nada, permanece em analise ligo para111 falam quer nao tenho direito, mas porque se estou desempregada?

  4. Eloiza ferreira nascimento Diz

    Meu desconto de tarifa social foi cancelado como cadastrar .o CRAS não está funcionando

  5. Antônio fortunato maddalon Diz

    Os aposentados ninguém faz nada para quem ganha salário mínimo ninguém fala nada para OS Aposentado ajudar TUDO MUNDO Recebe mesmo os aposentados e pensionistas isso é uma vergonha PELO MESMO 600.00.alguem TEM QUE Olhar PARA Nos APOSTANDO.?.

    1. Antônio fortunato maddalon Diz

      NEMGUEM FALA NADA EM BENEFÍCIOS PARA OS APOSENTADO ESQUECEU DA GENTE.

  6. Antônio fortunato maddalon Diz

    ALGUÉM TEM QUE OLHAR PARA OS APOSENTADO PELOS MESMOS SEISSENTOS REAIS.

    1. Inacio miguel Diz

      Os aposentados estão individados aumentou o preço de tudo remédios alimentação estamos disasistidos porque

      1. Luciano Almeida Diz

        Apoiado, não estão olhando pra nós aposentados, devemos ser o menos assistidos e não temos nem para nos alimentar no final da vida.

    2. Deisiane mota de souza Diz

      estou desempregada recebir so uma parcela, e nao recebir mais. voltou para a analise de dados, fiz outro pedido e ate agora nada, permanece em analise ligo para111 falam quer nao tenho direito, mas porque se estou desempregada?

  7. Edinalda Lima Fernandes Diz

    Boa tarde gostoria de sabe se meu cadastro foi aprovado ou não

  8. Francisca santos e santos Diz

    Quero inclui minha filha no cadastro único como faço

  9. Débora Rosa de Sousa Diz

    Quero incluir minha filha de 6 meses no meu cadastro, aqui na minha cidade falaram que não pode haver alteração no cadastro enquanto estiver pagando o auxílio emergencial. Como faço para fazer a inclusão?

    1. Sandra Diz

      Após a pandemia vc poderá incluir.

  10. Cleci maria Lopes machado Diz

    Boa tarde como faço pra renovar meu cadastro único pois o CRAS está fechado.

    1. Nádia Diz

      Sou do Cadastro único recebo bolsa escola de 48 reais.
      E não fui aprovada a receber o auxílio Pois consta que estou trabalhando pois o Ministério do trabalho não atualizou. Desd 2019
      Por isso a databrev reprovou

  11. Maria Diz

    Qual o website para fazer o cadastro único?

  12. Risielma Ribeiro Pinto Diz

    Eu quero tirar meu filho do meu cadastro.mais o CRAS da minha cidade tá fechado.me ajude

  13. Sergio Rodrigues de Oliveira Diz
    1. Luzinte dos Santos Diz

      Bom dia meu nome e Luzinte dos Santos,sou doméstica,trabalhei até dia 30 de março,dei entrada no auxílio e não consegui. Moro com meu filho de 24 anos ele conseguiu o 600,00. Mas tem as contas dele pra pagar. Estou cheia de divida até o bico que eu fazia tive de parar. Porque meus patrões não estão podendo pagar. Como eu faço peso esmola,ou vou pra um abrigo? Porque todos da minha família está desempregado. Nunca fui peso morto na vida das pessoas sempre trabalhei pra ganhar meu dinheiro e pagar minhas contas

  14. Aline Diz

    Como faco para atualizar meu cadrastro me separei do meu marido e agora quero atualizar

  15. Aracilda n. Batista Gomes Diz

    Boa tarde gostaria de saber como faço para excluir minha filha do meu cadastro meu beneficio da terceira parcela do auxilio foi bloqueado o serviço do cras da minha cidade tá suspenso por causa da pandemia no momento não tenho como atualizar meu cadastro rio do fogo RN

  16. José Lázaro Diz

    Eu estou passando por um desespero estou querendo colocar minha filha no meu cadastro e os cras da minha cidade está fechada isso é de deixar a pessoa doida viu Deus é mais não tive direito de receber o auxílio porquê minha filha não está no meu cadastro porquê o governo não cria um app para poder as pessoas concertar algum erro do cadastro

  17. Patricia Diz

    Quero tirar meu ex marido do meu bolsa familia como faço?

    1. Mauricio Diz

      Oi meu nome e Mauricio fiz o auxilio e não fui a provado deu membros já recebeu e não e verdade o que eu faço tenho todos direito

  18. Maikon pinheiro Diz

    Meu nome é Maikon pinheiro
    Quero tirar meu filho do meu cadastro único mas não consigo Minha mulher é de menor e tentou fazer o auxílio emergencial mas não conseguiu porque eu coloquei meu filho no meu auxílio e queria tirar o meu filho do meu auxílio emergencial consta que ele está no meu cadastro único mas não consigo tirar ele porque minha mulher não consegue fazer porque eu coloquei ele no meu cadastro não sei o que fazer mais e eu não consegui pegar o meu auxílio e nem minha mulher que é de menor Estou desempregado e preciso muito desse auxílio não recebi nenhuma parcela por causa desse cadastro único o que devo fazer alguém pode me ajudar por favor

  19. Carleane da Silva Sousa Diz

    Quero recadastrar meu bolsa família que já venceu como faço

  20. Carleane da Silva Sousa Diz

    Quero cadrastar meu marido no meu bolsa família

    1. Arleide Diz

      Bom dia ,como eu fasso pra sair do cadrasto unico eu preciso sair não consigo o CRAS da minha cidade estar fechado

  21. Agda pimentel Diz

    Eu kero me cadastra é tranferir do meu pai pork ele veio morar comigo

  22. Simone Diz

    O Cras aqui de Manaus não atendem o telefone
    Oque faço
    Não atendem pessoalmente tá difícil.

  23. Bruna Diz

    Tem alguem que eu nao conheço com meu nome cadastrado, como se eu pertencesse a família dela, mais não pertenço! Preciso fazer o meu cadastro único. Sou a provedora da minha família e estou desempregada e não estou recebendo o auxílio. Preciso de ajuda urgente.
    Obrigada

  24. Jose cicero Bernardo Diz

    Não recebi

  25. Vanderli Duarte da Silva Diz

    Sou do cadastro único e não consigo receber o alcilio emergêncial fiz 3 vezes e estou. Em análise e sou desempregada por favor mi ajudem

  26. Ana Patrícia da Silva Diz

    como faço para mim escrever no cadunico sou de São Paulo

  27. Micheli Fernandes da Silva Diz

    Eu voi aprovado no dataprev mais disser que estou análise mais meu auxílio Emergencial não aparecer só aparece que eu estou no cadastro único eu já vezes as quanda vezes não consegui nao como eu fassou para contestar no meu auxílio

  28. Micheli Fernandes da Silva Diz

    Rua 1 n 8 acaAçailândia Maranhão sudelandia 50bis

  29. Vilma Pereira da Silva Diz

    Meu nome Vilma Pereira da Silva 66 anos, Fiz o meu cadastro único no Crass do bairro Santa Izabel em São Goncalo, porem quando entrei no site eu não tenho nenhum registro. A tal atendente de nome Luciana Morais me deu um formulário que não consta o registro dela e diz que tenho que ligar para 135 para entrada no BCP. Quero saber estou ou não inscrita.No site não consta nada e 135 não sabe informar nada.

  30. Maria de Fátima da Silva Palhota Silva Palhota Diz

    Sou cadastrada no CAD único e meu esposo é aposentado e meu filho não mora mais comigo e meu auxílio foi reprovado por ultrapassar o limite de três salários, mas meu filho não mora mais comigo o que faço ? Até qnd posso renovar meu cadastro? Não trabalho sou dona de casa e só o dinheiro da aposentadoria do meu esposo não dá pois toma remédio que não tem na rede pública eu tbm tomo muitas medicações que tenho que comprar o que faço?

  31. Geralda Maria da Cunha Diz

    Não consigo receber nem o auxílio,tanta gente que não precisa rebendo e eu nada🥺

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.