Cuidar bem da alimentação é muito importante, já que as doenças aparecem, muitas vezes, por conta do consumo excessivo de alimentos ricos em sódio e açúcares, por exemplo. Por isso, conheça esses vegetais que podem prevenir doenças e comece a inseri-los em sua rotina alimentar para aproveitar os benefícios que eles oferecem para o seu organismo.
O ditado “você é o que você come” é verdadeiro, pois os nutrientes presente nos alimentos é o que definem as nossas condições de saúde. Afinal, assim como os carboidratos trazem mais energia, existem alguns vegetais que podem prevenir doenças. Portanto, veja alguns exemplos para inserir em sua dieta:
Você já deve ter visto alguém falando para comer espinafre ou couve para ficar forte, apesar do gosto amargo que essas verduras possuem. Saiba que isso é verdade, já que esses vegetais podem prevenir doenças como a anemia, por exemplo, que é causada pela falta de ferro no sangue.
Por conter um alto teor de vitaminas e outros nutrientes indispensáveis para saúde do corpo humano, as verduras que possuem coloração verde-escura contribuem diretamente em benefício do nosso organismo. Na composição desses vegetais, você recebe vitaminas A, C e K; ácido fólico, cálcio, ferro e magnésio.
Por isso, como são ricos em fibras, o consumo desses vegetais que possuem ação antioxidante e melhoram o funcionamento do intestino deve ser inserido na alimentação. Alguns exemplos de vegetais verde-escuros são: couve, alface, acelga, escarola, mostarda e espinafre.
Além de saborosas, as frutas vermelhas também fazem parte da lista dos vegetais que podem prevenir doenças. Afinal, elas são ricas em vitaminas do Complexo B, vitamina C, zinco e selênio. Então, esses nutrientes que se relacionam com a prevenção de doenças cardiovasculares também previnem o envelhecimento celular e reduzem a liberação dos radicais livres.
Entre os grãos integrais, uma boa opção seria substituir a farinha branca e, além de reduzir os picos de glicemia no sangue, eles também beneficiam com a melhoria da função intestinal, aumento da saciedade e controle do colesterol ruim. Por isso, ótimas opções seriam os pães e massas integrais como macarrão e quaisquer outras massas.
As frutas vermelhas são ricas em vitaminas do Complexo B, vitamina C, zinco e selênio- Reprodução AdobeStockPor fim, as oleaginosas também não podem faltar na lista, já que são alimentos ótimos para quem deseja melhorar a qualidade de vida. Entre os benefícios trazidos por elas, podemos citar a melhoria da memória como um dos principais benefícios. No entanto, o consumo desses alimentos reduzem os níveis de colesterol ruim.
Para isso, introduza em sua rotina alimentar castanhas, nozes, amêndoas, pistache e avelã, por exemplo. Mas é preciso ter cuidado para não exagerar na dose, já que, o excesso pode trazer prejuízos maiores para o organismo. Então, inserir vegetais que podem prevenir doenças é algo que até mesmo as empresas podem fazer para evitar a perda de produtividade e a qualidade de vida de seus empregados.
Sendo assim, uma alimentação rica em vegetais, frutas, grãos e legumes, pode ser importante para a prevenção da sua saúde.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…