Confira tudo sobre a volta do público ao Campeonato Carioca

0

Um documento de 24 páginas, intitulado “Medidas para o retorno das atividades esportivas – Futebol”, da Vigilância Sanitária da Prefeitura do Rio de Janeiro, quer moldar o plano para o retorno do público aos estádios no Campeonato Carioca. O texto, com as chamadas regras de ouro, prevê escalonamento de horários para chegada dos torcedores ao estádio já no ingresso vendido – com proibição de acesso em caso do torcedor não cumprir o determinado -, orientação aos torcedores para ocupação de assentos sinalizados como passíveis do uso nas arquibancadas e máscaras obrigatórias em todos os locais dos estádios.

O tema do público no Campeonato Carioca gera discussão acalorada entre dirigentes, torcedores e chamou a atenção fora do Brasil. O Rio, atualmente, é o único local do país com permissão de público prevista – no caso, 1/3 da capacidade dos estádios a partir de 10 de julho. Ademais entre as 50 principais ligas do mundo, apenas seis permitiram acesso de público.

Em lados opostos no retorno ao futebol, os clubes grandes do Rio se dividem sobre a abertura dos portões aos torcedores. Botafogo e Fluminense já se anteciparam em dizer que não vão abrir as arquibancadas em seus jogos. O vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches, disse em entrevista ao jornal O Dia que “o Flamengo não aprova e nem reprova. Flamengo cumpre lei”. O Vasco não se manifestou oficialmente sobre o assunto.

O texto do decreto da prefeitura permite no Campeonato Carioca:

  • competições esportivas com capacidade simultânea máxima de 1/3, sem ultrapassar a regra de 4m² por pessoa;
  • Venda de ingressos somente online ou caixas de auto atendimento.
Prefeito do Rio / Foto: Twitter Marcelo Crivella
Prefeito do Rio / Foto: Twitter Marcelo Crivella

 

Nesta terça, a partir das 15h45, horário de Brasília, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, falará mais sobre o plano de retomada do futebol. Os clubes da cidade, a Ferj e representantes da Vigilância Sanitária carioca, igualmente realizam nova reunião nesta noite. Primeiro, avaliarão a primeira rodada já realizada. Ademais igualmente vão discutir a implementação do retorno do público aos estádios no Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.