Hoje nós vamos passar para você algumas dicas para reduzir a dedução fiscal no IR.
Com a data de abertura da declaração do Imposto de Renda chegando, muitas pessoas já estão se preparando e buscando formas de se beneficiar com o tributo.
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas importantes para quem deseja reduzir a dedução fiscal no Imposto de Renda em 2023. Assim, você poderá diminuir o valor a ser pago pelo imposto.
Por isso, se você também quer saber como fazer isso, não deixe de ler até o final. Desta forma, você vai obter todas as informações necessárias sobre o IR 2023 e como reduzir a dedução fiscal.
Acompanhe e confira:
A dedução fiscal do Imposto de Renda é a soma de todos os bens e serviços, tanto prestados como utilizados. Desse modo, o documento enviado para a Receita Federal recebe todas estas informações.
Como todos sabem, na declaração do Imposto de Renda, as pessoas precisam informar todos os ganhos e gastos do ano calendário, que é sempre o ano anterior à declaração. Com isso, a Receita Federal consegue saber extremamente os rendimentos e gastos de cada cidadão declarante.
No entanto, existem alguns desses gastos que podem ser abatidos da base de cálculo, ou restituídos para o cidadão futuramente. Assim, é possível diminuir o valor a ser pago pelo imposto, ou receber de volta o dinheiro gasto com o tributo.
Essa operação é chamada dedução fiscal, que nada mais é do que os gastos que devem ser restituídos ou cortados da base de cálculo para o valor final a ser pago no IR
Para reduzir a dedução fiscal no IR o cidadão declarante precisa colocar em seu documento os gastos dedutíveis, que são aqueles que aumentam a restituição, e as deduções do imposto devido, que são aqueles gastos que reduzem o valor final do imposto a ser pago.
Para que você entenda melhor, nós separamos uma lista com os principais tipos de gastos com cada uma dessas deduções. Confira:
São os gastos com dependentes, educação, despesas médicas, contribuições com o INSS e os gastos com a Previdência Privada.
Todas essas despesas devem constar na declaração do IR, que são restituídos posteriormente aos titulares pela Receita Federal.
Já as deduções do imposto devido, que são aquelas que diminuem o valor do imposto a ser pago, são aqueles gastos com doações e aluguéis.
Vale lembrar que todos os comprovantes e documentos que comprovam esses gastos por ao menos 5 anos, visto que a Receita Federal tem esse período como prazo para fazer questionamentos e obter melhores informações sobre as despesas lançadas na declaração do Imposto de Renda.
Portanto, para reduzir a dedução fiscal no IR, basta que você adicione todos esses gastos em sua declaração, quando for preencher o documento do Imposto de Renda.
Agora que você já sabe como reduzir a dedução fiscal no IR. Então, apenas siga nossas dicas para obter uma maior restituição ou reduzir os valores a serem pagos por meio deste tributo.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…