Confiança da indústria cai pelo 7º mês seguido, aponta FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 1,7 ponto em fevereiro deste ano, na comparação com o mês anterior. A saber, esse é o sétimo mês seguido de queda, após quatro meses de alta. Com isso, o ICI recuou para 96,7 pontos, menor nível desde julho de 2020 (89,9 pontos).

Além disso, o levantamento também revelou que o indicador de confiança manteve a trajetória negativa em médias móveis trimestrais ao cair 1,8 ponto no mês. A propósito, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), responsável pela pesquisa, divulgou os dados nesta quinta-feira (24). 

“O mês de fevereiro manteve a tendência de queda disseminada na indústria, sendo a maior sequência de quedas desde 2014, quando foram registrados 8 meses consecutivos de retração. Nos últimos setes meses, o setor observou a deterioração da situação corrente, ao mesmo tempo em que passou a rever para baixo suas expectativas”, explicou a economista da FGV, Claudia Perdigão.

“A indústria enfrenta desaceleração da demanda acompanhada ainda de persistência dos gargalos produtivos que pressionam os custos. A redução do IPI programada pelo governo poderá ser um fator a impulsionar a indústria, atuando sobre a inflação industrial e estimulando da demanda”, acrescentou a economista.

Índices sobre situação atual e expectativas derrubam confiança

Em resumo, o levantamento da FGV também mostrou que o Índice de Situação Atual (ISA) caiu 1,3 ponto em fevereiro, para 98,5 pontos, menor patamar desde agosto de 2020 (97,8 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE) caiu 2,2 pontos no mês, para 94,9 pontos, menor nível desde julho de 2020 (90,5 pontos).

O destaque negativo do ISA em fevereiro foi o indicador que mede a situação atual dos negócios, que caiu 2,5 pontos. Assim, chegou a 86,9 pontos, menor patamar desde junho de 2020 (79,0 pontos). Da mesma forma, o indicador de demanda total caiu no mês (-0,9 ponto), para 98,6 pontos, o menor patamar desde agosto de 2020 (95,7 pontos).

Já no IE, o subíndice de tendência dos negócios para os próximos seis meses tombou 4,7 pontos, para 90,7 pontos, menor nível desde agosto de 2020 (88,8 pontos). Ao mesmo tempo, o indicador que mede a produção prevista para os próximos três meses recuou pelo terceiro mês seguido (-1,5 ponto). Assim, atingiu 92,6 pontos, menor nível desde abril de 2021 (86,6 pontos).

Por fim, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) recuou 0,8 ponto percentual (p.p.), para 79,9%.

Leia Mais: Desemprego no Brasil atinge 12 milhões de pessoas no 4º trimestre

Ruan Samarone

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

59 minutos ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago