Concurso INSS 2021: Novo edital deve ser solicitado até maio

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que vai solicitar ao Ministério da Economia, pasta responsável pela autorização de concursos federais, a abertura de um novo edital até o dia 31 de maio do presente ano.

Após o envio do requerimento, o Ministério deve analisar e autorizar a publicação do novo edital. Seguindo esse rito, logo em seguida será publicado o edital pela autarquia.

No ano passado, o próprio INSS resolveu não solicitar um novo concurso. Com mais esse intervalo, o novo concurso deve conter uma grande quantitativo de vagas.

Todos os trâmites devem ser resolvidos até maio. Com a autorização do novo certame, ainda este ano começarão os preparativos da publicação do novo edital. Edital esse que deve ser publicado em 2022, conforme informou o próprio INSS.

O último pedido para realizar o concurso do INSS aconteceu em 2018, quando foi solicitado pelo instituto mais de 7 mil vagas.

Concurso INSS

Ainda neste ano, o INSS aguarda um planejamento de recursos humanos do seu quadro de funcionários, ação de extrema importância para realizar um novo concurso em 2022.

Confira a nota na íntegra:

“O INSS não protocolou solicitação de concurso público junto ao Governo Federal em 2020. Entretanto, como o próprio presidente já destacou, em diversas ocasiões, o INSS passa, neste momento, pela maior transformação de sua história, que findará em novos rumos para a autarquia, com prestação de serviço com mais agilidade, qualidade e segurança. Destacamos que, neste momento de transformação, estão sendo realizados profundos estudos no órgão, no sentido de mapear, considerando o novo cenário em que a Casa se encontra, qual a real necessidade de pessoal e suas qualificações para, futuramente, ser apresentado ao governo federal pedido de recomposição da mão de obra, com base na nova realidade do INSS.

Além disso, informamos, neste momento o INSS está em processo da contratação de temporários para atuação no atendimento e análise de benefício, o que ajudará a zerar o estoque de requerimentos à espera de análise há mais de 45 dias. A estimativa é, até maio de 2021, ter concluído o dimensionamento e planejamento de recursos humanos de médio e longo prazo, que permitirá a programação de concursos a partir de 2022, quando acabam os contratos dos temporários.”

Redação Brasil123

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

5 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago