O novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teve suas inscrições encerradas nesta terça-feira passada, dia 4 de outubro. Ao todo são 1 mil vagas de Técnico do Seguro Social para cerca de 1,5 milhão de candidatos inscritos, de acordo com a previsão de José Carlos Oliveira, ministro do Trabalho e Previdência.
Segundo os dados estimados, a possibilidade pode ser de 1,5 mil candidatos por vaga disputada. Dessa forma, sairá na frente quem se organizar com os estudos e priorizar as importâncias, essencialmente nesta reta final, a dois meses para a realização da prova, que será aplicada no dia 27 de novembro de 2022.
Listamos algumas dicas de especialistas para os concurseiros do INSS. Confira a seguir.
De acordo com o especialista em Gestão Pública e Empresarial, Antonio Batist, a banca do certame não mudou. Será a mesma do último concurso, realizado em 2016, o Cebraspe (antigo Cespe/UnB).
Por ser a mesma banca, o especialista diz que facilita os estudos, pois podem ser usadas as provas anteriores como referência. No entanto, Batist aconselha a ter atenção com as atualizações de legislações.
Outro ponto que não mudou da prova de 2016 para a deste ano é que será de questões objetivas (certo ou errado), onde cada questão que o candidato errar, anula a pontuação de algum eventual acerto.
Inédita em relação ao concurso de 2016, este ano haverá uma etapa a mais: um curso de formação classificatório e eliminatório, onde o candidato responderá 120 questões no estilo certo e errado e também responderão a duas questões discursivas.
De acordo com Antonio Batist, o candidato que antes marcava a pontuação necessária de aprovação, já conquistava a vaga. Neste ano, para ser convocado à posse, ele também terá que ser aprovado na segunda etapa, que é o curso de formação.
Os especialistas Aragonê Fernandes, Fernando Maciel e Fernando Mesquita, do Gran Cursos Online, apontam que mesmo que não haja a redação na prova objetiva, as questões discursivas da segunda etapa (curso de formação) devem ser respondidas com redação. Desta forma, eles recomendam que os candidatos treinem a escrita.
Portanto, para este novo concurso do INSS, a nota final do concurso será a soma do resultado da prova objetiva e da nota do curso de formação.
Antonio Batist aconselha a quem começou a estudar recentemente que leia toda a teoria de cada disciplina e faça exercícios, simulados e provas anteriores do Cebraspe.
Os especialistas do Gran Curso Online dizem que os candidatos que estão estudando há muitos anos não necessariamente sairão em vantagem. Eles explicam que é devido às mudanças na legislação desde 2019 para cá. Desta forma, quem está estudando há mais tempo, precisará rever o conteúdo que havia estudado. Os recentes já estão estudando a nova legislação que vai cair na prova.
O especialista Batist afirma que é essencial que esses candidatos façam um mapeamento das diferenças e atualizações do concurso. E ele ainda garante que não são poucas.
E os especialistas do Gran Curso Online recomendam a esses candidatos a focar em projetos de reta final: conteúdos resumidos, conteúdos reduzidos e apostas de conteúdos mais cobrados. Mas reforçam que não devem deixar de lado os demais conteúdos.
Os especialistas do Gran Curso Online reforçam que a parte mais importante da prova do INSS é a de Seguridade Social. Portanto, os candidatos devem se atentar aos pontos:
Leia também: EMPREGO: Faber-Castell abre vagas de trabalho com diversos benefícios; confira
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…