A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou na última terça-feira (17) dados pouco felizes para os consumidores brasileiros. A saber, a companhia reportou uma disparada dos preços das hortaliças no país em julho, quando comparado ao mês anterior.
Ao ouvir as Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país, o 8º Boletim Prohort da Conab cita as geadas como principais responsáveis pela redução da oferta das hortaliças no período. O resultado disso são preços quase 65% mais caros que o observado um mês atrás.
De acordo com o levantamento, o tomate é um dos itens com as maiores variações no período. Aliás, a Central de Abastecimento de Vitória registrou uma alta de 51% no preço do produto. E os preços altos devem continuar em agosto, elevando ainda mais as compras dos consumidores nos mercados atacadistas.
Como o tempo frio ainda perdura no Centro-Sul do país, o desenvolvimento e a colheita do tomate devem continuar atrasados. Assim, haverá menos oferta do produto no mercado e, consequentemente, os preços seguirão bastante elevados nos próximos dias.
Da mesma forma que aconteceu com o tomate, o preço da cenoura também cresceu mais de 50%, isso em cinco estados analisados pela Conab. Em resumo, o maior avanço foi registrado em Vitória, no Espírito Santo, onde o preço do legume saltou 64,57%. Já em relação ao alface, a variação atingiu 62,94% na Ceasa de Curitiba, maior avanço do país em julho.
Em contrapartida, a Conab citou cebola e batata, que seguiram o movimento inverso e apresentaram reduções em seus preços entre junho e julho. Isso ocorreu devido ao aumento das produções em Goiás, Minas Gerais e São Paulo, bem como à manutenção da oferta em Pernambuco. Embora as geadas não tenham afetado a colheita em julho, o fará em agosto. Por isso, a expectativa é que os preços subam em agosto.
Por fim, a Conab reportou que o preço das frutas também sofreu com as geadas no mês. No geral, as cotações cresceram em julho, com poucas exceções, como o mamão e a banana.
Leia Mais: Índices asiáticos despencam nesta quarta (18) com preocupações globais
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…