Tomar decisões difíceis pode gerar muita ansiedade e preocupação, especialmente, porque você conviverá diretamente com os resultados dela. Contudo, seja uma decisão pessoal, ou profissional, ou relacionada a qualquer aspecto da vida, é possível fazer isso de maneira mais certeira. Mesmo que não dê certo 100% das vezes, as dicas abaixo te ajudarão a ter mais consciência das decisões que você toma. Por isso, continue lendo esta matéria, se tem algo importante que você precisa decidir agora e você está inseguro quanto a isso.
Você pensa demais? Siga essas 5 dicas para se preocupar menos
Muitas vezes, quando nos encontramos diante de um problema que precisa ser resolvido rapidamente, buscamos juntar muitas informações a respeito dele. Contudo, nem sempre é melhor, e se deixar influenciar por coisas desnecessárias pode fazer com que você perca a objetividade. Por isso, decida apenas com informações absolutamente relevantes para a questão.
É fácil perder a objetividade e tomar decisões ruins quando você enxerga as várias questões que estão relacionadas a elas. Contudo, para tomar decisões difíceis, muitas vezes, é necessário focar no resultado que elas trarão e nos seus benefícios, e não nos sacrifícios que elas provocarão.
Em decisões que devem ser diretas e práticas, não se envolva emocionalmente. Isso porque as emoções com relação a alguma coisa, atrapalham muito a decidir corretamente sobre ela. Por mais que algumas coisas doam, elas precisam ser feitas. Por isso, é necessário fazer o que é certo, apesar do sentimento que se tem.
Todas as suas experiências anteriores influenciarão nas suas decisões. Tudo que as pessoas fizeram com você ou que você já ouviu falar a respeito do que você está passando serão um peso na hora de você tomar decisões difíceis. Por isso, tomar decisões com base nos seus preconceitos poderá fazer com que você as tome de forma errada. Ter cautela é uma coisa, julgar que algo dará errado apenas com base no que você sabe, é outra.
Esgotamento emocional: aprenda a identificar se você está no seu limite
Tomar decisões difíceis, especialmente no impulso, pode fazer com que elas sejam erradas. Por isso, sempre questione as suas primeiras decisões, repense a situação, o contexto, fale com as pessoas envolvidas e só então afirme com segurança o que você decidiu.
Antes de tomar uma decisão importante, tire um tempo para respirar e distrair. Manter o foco nas mesmas questões, por muito tempo, pode fazer com que não enxerguemos o problema como um todo. Às vezes, outras saídas aparecerão e nós perderemos a oportunidade de tomá-las se decidirmos sem pensar.
Sempre que algum problema sério surgir e você não estiver conseguindo racionar imparcialmente sobre ele, peça a opinião de alguém em quem você confie. Se a pessoa entender do assunto e puder te auxiliar a pensar friamente, é melhor ainda.
Sintomas físicos da ansiedade: saiba quais são eles e veja como tratá-los
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…