Como ter uma alimentação consciente para evitar exageros?

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É importante prestar atenção no que está levando você a comer toda hora. Isso é fundamental principalmente porque fatores emocionais como ansiedade ou problemas hormonais podem estar envolvidos. Sendo assim, uma das formas de evitar estes lanches e aperitivos exagerados entre as refeições é utilizar alguns truques de alimentação intuitiva e consciente. Conheça alguns e entenda o que significa uma alimentação consciente e como ela pode fazer diferença no seu dia a dia.

Entenda o que é uma alimentação consciente

Neste tipo de alimentação, você presta atenção ao seu corpo e faz escolhas conscientes. Sendo assim, você utiliza todos os seus sentidos para pensar sua alimentação. Isso significa, por exemplo, que ao comer você deverá prestar atenção na textura, no sabor, nos sons e na aparência dos alimentos. Como resultado, você começará a enxergar os alimentos de forma diferente.

Do mesmo modo, a alimentação intuitiva faz com que você preste atenção no seu corpo. Você começará a comer apenas quando sente fome e saberá quando já é suficiente.

Conheça alguns exercícios para parar de comer a toda a hora

Feche os olhos

A fome é fortemente afetada por indícios visuais. Sendo assim, tente fechar os olhos por um segundo enquanto dá uma mordida na comida. Desta forma, é mais fácil se concentrar no que você está comendo e se você já se sente satisfeito.

Troque de mão na hora de comer

A abordagem consciente significa que você está focado no processo de comer e não se apressando em um lanche ou refeição. Diminua a velocidade usando sua mão não dominante para comer. Isso o ajudará a ficar mais atento ao processo.

Esteja ciente da fome física

Faça uma pausa entre cada garfada para se perguntar: “Estou realmente satisfeito? Posso parar aqui?”. Muitas vezes comemos um prato inteiro de comida antes mesmo de fazer uma pausa ou respirar. Saiba diferenciar entre estar com fome e satisfeito para orientar suas decisões.

Fique sentado ao comer

Comer em sua mesa de escritório, no carro ou enquanto você está fazendo o jantar das crianças são grandes exemplos de comer sem pensar. Desligue a TV e livre-se das distrações.

Por fim, veja também: O que é vegano?

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