Como ter mais colágeno no corpo?

0

Você certamente já ouviu falar da importância e dos benefícios do colágeno. Afinal, a proteína é um dos maiores componentes dos ossos, pele, músculos, tendões e ligamentos. Ela também está presente em outras partes do corpo, como vasos sanguíneos, córneas e dentes.

O problema é que com o passar dos anos, o corpo passa a produzir menos colágeno e a fabricar um colágeno de menor qualidade. Um dos sintomas desse problema é uma pele que se torna menos firme e flexível.

Assim, conhecer segredos para aumentar o colágeno é como encontrar um tesouro! Esses segredos, na verdade, são três ingredientes que ajudam a ter mais da proteína no corpo.

Como ter mais colágeno no corpo?

Gelatina

Estamos falando da gelatina incolor, sem sabor, sem açúcar, sem corante e sem conservantes, ou seja, neutra. Ela é basicamente colágeno cozido e tem um bom perfil de aminoácidos, embora não seja uma proteína completa. Além disso, estudos já apontaram que consumir essa gelatina saudável (incolor, sem sabor, açúcares, corante ou conservantes) auxilia a saúde dos cabelos, da pele e das articulações.

Frutas cítricas

Elas são ricas em vitamina C, um nutriente que é fundamental para a produção de colágeno no organismo. Inclusive, este é um dos papéis essenciais do nutriente. Portanto, comer frutas cítricas e outros alimentos com vitamina C é uma boa estratégia para ter mais colágeno.

Caldo de ossos

Pode ser osso bovino, de peixe ou de frango. A recomendação é cozinhar esse osso em uma baixa temperatura por um tempo longo para extrair melhor o colágeno. Para que isso ocorra, também é aconselhável temperar bem e colocar vinagre na panela com os ossos para o caldo.

Por outro lado

Não vai adiantar consumir alimentos para melhorar a produção de colágeno e, ao mesmo tempo, ingerir comidas que atrapalham a fabricação da proteína. Um dos alimentos que se deve evitar para melhorar a formação do colágeno é o açúcar.

Afinal, estudos já apontaram que quanto mais açúcar uma pessoa consome, mais dificuldade o seu organismo tem para produzir e manter o colágeno.

Por fim, veja também: Benefícios de tomar colágeno.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.