Como sobrar dinheiro no final do mês? Confira dicas

0

“Como sobrar dinheiro no final do mês?” Essa é um pergunta comum mas que na realidade exige muita educação financeira e auto controle. Tudo vai depender da sua motivação: qual seu objetivo com essa economia? Abrir o próprio negócio, comprar uma casa própria ou automóvel?

Foi pensando nisso que o Brasil 123 separou uma série de dicas de como sobrar dinheiro no final do mês. Portanto, continue a leitura para saber mais sobre.

1. Anote seus gastos

O primeiro fator é anotar quais foram os seus gastos e lucros. Use o Sheets para criar uma tabela e informe quais foram os dias, descrição e valor.

Esse controle é essencial para conseguir definir quais são os gastos que mais estão afundando sua economia. É o primeiro passo a ser feito.

2. Cortando o que não for necessário

Após criar uma planilha, será possível analisar os prejuízos de forma visual. Veja o que está causando sabotamento e que não é necessário para o seu cotidiano. Será que há a necessidade de comer fora todos os dias, por exemplo? Ou então, de sair todos os finais de semana?

Quando não se há a oportunidade de receber mais, se torna crucial aprender a cortar para que sobre algo. Por mais que seja difícil e muitas vezes o salário já seja baixo, se torna necessário abrir mão de determinado lazer em pró de outro futuro.

3. Use sempre o débito

Os juros de um parcelamento podem parecer pequenos, mas são enormes quando você soma todos os valores adicionais de tudo o que possui parcelado. Portanto, controle  o que entra e sai usando o débito e previna-se de surpresas futuras.

E então você diz: “Ah mas comprar nesta loja parcelado não tem juros, então está tudo certo?” Não! Muitas empresas já possuem esse valor incluso no valor final. Esse é o caso da Havan que parcela em várias vezes sem cobrar juros. Entretanto, o valor dos produtos é muito mais alto que em outros varejistas, chega a ser o dobro.

4. Tenha metas

Qual o motivo de saber como sobrar dinheiro se não se possui uma meta para ele? Não há como ter determinação sem elas. Portanto, crie mapas conceituais sobre o que deseja fazer com ele de forma detalhada. Tenha como objetivo guardar determinado valor todos os meses, seja R$ 50 ou R$ 1000. Isso vai depender exclusivamente do valor do seu salário.

E então, tem mais dicas de como sobrar dinheiro no fim do mês? Comente com a gente e ajude outros leitores!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.