Como se sair bem em um processo seletivo de estágio

Confira algumas orientações que podem te ajudar a conquistar a oportunidade tão desejada como estagiário!

0

De acordo com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) o mercado voltou a buscar estudantes para vagas e, assim, pode surgir a dúvida de como se sair bem em uma entrevista para estágio…

É claro, que tanto um candidato a uma vaga de estágio quanto um que busca um emprego, quer se destacar em um processo seletivo. No entanto, os estudantes acabam se sentindo inseguros devido ao fato de, em geral, não terem ainda muita experiência.

Embora não seja exigida experiência de um estagiário, alguns contratantes podem levar isto em consideração. Mas, se você busca uma oportunidade de estágio e ainda não tem experiência na área, não se preocupe, há dicas que podem ajudar a como se sair muito bem em um processo!

Dicas de como se sair bem em um processo seletivo de estágio!

Paciência

Isso é fundamental por diversos motivos. Primeiramente, o mercado está acirrado até mesmo para estagiários.

Além disso, em geral, os processos seletivos para estágio incluem diversas etapas – muitas vezes, até mais do que para vagas de emprego.

Assim, tenha paciência para participar de diversas etapas de um processo, para receber feed back do contratante e, até mesmo, para conseguir a sua chance!

Manter-se apressado pode acabar atrapalhando o desempenho do candidato durante o processo e transpassar ansiedade e insegurança ao selecionador.

Conhecer a área de formação

Parece uma dica óbvia, mas muitos universitários não conhecem a fundo a área de formação que escolheram e as diversas possibilidades. Então, para ampliar as chances de conseguir uma oportunidade, saiba sobre todos os segmentos de atuação em que você pode estagiar – ainda que alguns não sejam de sua preferência.

Muitos estudantes acabam conseguindo estágio em uma área de seu curso que não lhe interessa a princípio, porém, passam a se identificar com a prática do dia a dia.

Atividades extracurriculares

Como se sair bem em processos seletivos de estágio também é algo onde atividades extracurriculares tem um peso positivo. Diante disto, nas entrevistas, por exemplo, fale sobre estas experiências, como cursos, trabalhos voluntários na área, leituras, etc.

Também, inclua no currículo as atividades extracurriculares mais relevantes e que, obviamente, tenham relação com a sua área de formação.

Com estas dicas, o caminho até ingressar na sua área de formação, por meio do estágio, se tornará mais assertivo!

Por dentro!

Quer saber sobre vagas de estágio, de trabalho ou dicas profissionais? Então, acompanhe-nos aqui no Brasil 123!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.