Como se comportar em uma entrevista de emprego

Veja essas dicas e vá para sua entrevista confiante!

3

A busca por um emprego pode ser algo bastante cansativo e demorado. Após muito tempo de pesquisas, atualizações de currículo e buscas por uma vaga legal, chegaremos ao momento da entrevista. No entanto, você sabe como se comportar em uma entrevista de emprego?

Acompanhe nossa matéria para descobrir porque algumas dicas fazem toda diferença!

Como se comportar em uma entrevista de emprego – Comece pela pesquisa

A partir do momento que você consegue aquela entrevista de emprego tão esperada, o primeiro passo é pesquisar sobre a empresa. Sendo assim, você deve entrar no site da empresa, fazer uma busca sobre a vaga em aberto, o que a empresa faz e tudo o que for importante.

Sabemos que dentro das páginas e sites de cada empresa, existem muitas informações importantes que devemos aprender. Em outras palavras, busque no site a missão, visão e valores. Essas informações geralmente estão disponíveis você encontra com facilidade.

É claro que existe a chance de ser uma vaga confidencial, ou uma empresa que não quer ser identificada. Nesse caso, esteja atento para pesquisar sobre as funções que você sabe desenvolver e foque nos seus melhores pontos.

Prepare documentações

Dias antes de sua entrevista, se prepare para que tudo esteja organizado visando o melhor aproveitamento de seu tempo. Em outras palavras, não deixe tudo para a última hora, pois isso pode te atrapalhar muito e dificultar o seu ingresso na nova vaga.

Separe todos os documentos necessários para a entrevista. Diplomas, históricos escolares, carteira de trabalho, enfim. Tudo o que pode ser necessário para apresentar no dia da entrevista, separe organizadamente.

Além disso, tenha cópias de seu currículo para apresentar no dia da entrevista, pode ser que o recrutador peça.

O Visual da entrevista

Chegou o momento tão esperado e agora você tem uma tarefa muito importante a cumprir: Investir no seu visual.

É interessante separar a roupa que você vai usar um dia antes. Passe a roupa e a deixe em um lugar que não amasse. Falar sobre a roupa é algo interessante também, pois escolher a roupa é muito importante para a primeira visão que o recrutador vai ter sobre você.

Abaixo veja algumas dicas de como escolher a roupa ideal para a sua entrevista:

  • Escolha uma roupa discreta, que não seja curta, decotada e que não esteja rasgada ou remendada;
  • Invista em um visual simples e discreto, não exagere nas cores;
  • Cuidado com roupas muito justas, o visual deve ser confortável e sério;
  • Para as mulheres, ao usar saia tome cuidado. Quando mulheres estão de saia, é importante saber como se sentar da forma correta.
  • Cuidado com as roupas guardadas há muito tempo. Caso queira usar uma roupa que está guardada há tempos, lave-a para que fique com um bom cheiro;
  • Separe um sapato confortável, não vai ser legal sentir dor no dia de sua entrevista.

Se comportando bem em uma entrevista de emprego – O momento da entrevista

Saber como se comportar no momento de uma entrevista é crucial para a sua aprovação. Sendo assim, preste muita atenção em como se comunicar para que o recrutador veja que você é uma pessoa profissional.

É importante evitar gírias e vocabulários informais. Concentre-se em se comunicar de forma agradável e passe seriedade no momento da entrevista, é importante ter profissionalismo e fazer o recrutador enxergar que você saberá lidar com as responsabilidades do cargo.

É claro que no momento da entrevista nos sentimos muito nervosos, principalmente se for uma vaga que queremos muito, mas tente respirar fundo para conseguir manter-se calmo. Quando deixamos o nervosismo tomar conta, muitas vezes fazemos e falamos coisas que não são muito positivas.

Fale sobre você quando o recrutador perguntar e tente não parecer muito narcisista. Em outras palavras, você deve mostrar que tem conhecimentos, mas tenha humildade. Essa característica é muito valorizada.

No final da entrevista, se despeça sempre com um sorriso e deixe o recrutador saber que foi bom para você estar ali. Dessa forma você conseguirá mostrar que realmente está interessado na vaga.

Clique aqui e veja nossas dicas para conseguir um emprego!

Veja Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.