Como saber se já estou inscrito no Cadastro Único? Acompanhe as orientações

A inscrição no Cadastro Único do Governo Federal é um requisito que funciona como porta de entrada para o recebimento de diversos benefícios sociais.

Sendo assim, é importante saber como se inscrever e como saber se o seu registro está realizado devidamente.

Como noticiado pelo Brasil 123 recentemente, o cadastro garante, por exemplo, o acesso a programas como a Tarifa Social de Energia Elétrica, que terá desconto automaticamente para os inscritos nessa base de dados.

Além disso, outro benefício que pode ser citado, é o Programa Bolsa Família (PBF).

Como saber se já estou inscrito no Cadastro Único? Acompanhe as orientações

Como saber se já está inscrito no Cadastro Único?

Vale explicar que existem três formas de validar essa informação. A primeira é por meio do aplicativo “Meu CadÚnico”, disponível para Android e iOS. Depois de baixar o app, basta informar os dados que são pedidos na plataforma, que são:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Estado e município.

Além disso, será preciso clicar em “Não sou um robô” e em “Emitir Certidão”.

A segunda maneira é o mesmo processo explicado acima, mas agora através do site. Por fim, a terceira forma de realizar a consulta para saber se está registrado no CadÚnico, é por meio do telefone para aqueles que não possuem acesso à internet. Então, basta ligar gratuitamente para 0800 707 2003.

Como se inscrever

Em primeiro lugar, é preciso saber que você precisa se enquadrar nas normas exigidas. A saber, algumas das exigências do Cadastro Único são as seguintes:

  • A renda mensal per capita (por pessoa) não pode ser superior a meio salário mínimo;
  • O total acumulado pela família em termos de renda mensal não pode ultrapassar a casa dos R$ 3.300.

O responsável pela família deverá apresentar os seguintes documentos:

  • CPF ou Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) para responsável por família indígena;
  • Para responsáveis por família quilombola ou indígena, é permitida a apresentação de documentos de identificação, como Certidão de Casamento, RG e Carteira de Trabalho.

Ainda mais, os documentos de todos os integrantes da família devem ser entregues no momento do cadastro. Para tanto, é preciso ir até o setor responsável pelo CadÚnico de sua cidade para se inscrever.

Leia também: Caixa Tem: Juros para empréstimo de até R$ 1.000 poderão baixar, afirma Guimarães

Vanessa Alves

Formada em Administração de Empresas e Redatora especialista em Benefícios Sociais e Direitos do Trabalhador.

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  • Eu faço parte do programa Bolsa Família Eu e minha filha somos inscrita no Bolsa Família e eu gostaria de saber o porquê eu não estou recebendo auxílio emergencial esse ano ano passado eu recebi e porque não esse ano o bolsa família vai ter décimo terceiro esse ano

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