Como saber se eu tenho cadastro no CadÚnico?

O CadÚnico é um banco de dados que o governo utiliza para selecionar algumas famílias para receber os seus benefícios. Além disso, ele não é opcional e sim obrigatório para o recebimento de algum benefício. Isso porque é o único meio que há de verificar o preenchimento dos requisitos para receber algum valor. Nele constam as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, que precisam de ajuda financeira para sua subsistência. Se você faz parte desse grupo, mas não sabe se possui cadastro no CadÚnico, continue acompanhando este artigo para saber como conferir!

Confira o site

A primeira forma de saber se você tem cadastro no CADÚnico é através do site do programa, que serve especificamente para isso. Uma rápida pesquisa nos mecanismos de busca pode te levar até ele. Ao abrir a página, eles solicitarão o preenchimento de um formulário com o seu nome completo, data de nascimento e o nome da sua mãe. Além disso, também será necessário informar o estado e o município onde sua família reside. Ao finalizar o preenchimento, basta clicar no botão “emitir” e você saberá se tem, ou o não tem o cadastro.

Verifique o aplicativo

Outro meio de aber se você tem, ou não tem, cadastro no CADÚnico, é através do aplicativo do programa. Primeiramente, você deve baixar o aplicativo na loja de aplicativos do seu celular, que pode ser a App Store, a Google Play Store, a depender do modelo do seu celular. Abra a loja e pesquise por “Meu CadÚnico” na loja do seu sistema operacional. Em seguida, abra o aplicativo e clique em “entrar”. Assim como no site, serão solicitados seus dados pessoais para pesquisa e você deve preenchê-los todos.

Cheque pelo telefone

Você também consegue saber se tem cadastro no Cadastro único mediante ligação telefônica. Nesse caso, é preciso ligar, de forma gratuita, para o número 0800 707 2003, no qual você deverá selecionar a opção número 5. Se preferir, pode discar também para o número 121. Ambos os números são de telefonia gratuita e você pode ligar tanto no meio da semana, como nos finais de semana e feriado. Entretanto, ao telefonar de segunda a sexta o horário de atendimento é das 7 às 19 horas, ao passo que nos finais de semana e feriados o atendimento se dá de 10 às 16 horas.

Mediante o comparecimento pessoal

Por fim, a última forma de saber se você tem cadastro no CADÚnico é mediante o comparecimento pessoal no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Para verificar se já está cadastrado, leve documentos pessoais, bem como comprovante de residência e solicite a pesquisa.

O que fazer se não possuir cadastro

Se você for uma pessoa que se enquadra em situação de pobreza ou extrema pobreza e quiser solicitar um auxílio governamental, precisa ter o cadastro. Portanto, ao constatar que ainda não tem, poderá fazê-lo. A única forma de fazer isso é mediante o comparecimento de forma pessoal no CRAS. Para tanto, você deve consultar de forma antecipada os documentos solicitados para cadastrar sua família e levar tanto os seus, como o do restante dos membros dela.

Lais de Melo

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

4 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago