Como saber se estou no período fértil?

0

O período de ovulação é um momento crucial para as mulheres que estão tentando engravidar ou pretendem começar a tentar. Para aumentar suas chances de engravidar, é muito importante estar atenta ao seu período fértil.

A melhor maneira de identificar se você está no seu período fértil é conhecendo o seu próprio corpo. Se o ciclo menstrual é regular e com 28 dias, o período fértil começa no 12º dia a partir do primeiro dia da menstruação. Porém, há outras formas de identificar esse período.

Como identificar se estou no período fértil?

É possível saber quando é o período fértil através dos dias da menstruação e dos sintomas que a mulher apresenta nesta fase do mês. A exemplo, o aumento da secreção vaginal e da libido. O período fértil dura 6 dias e acontece todos os meses até a menopausa. Começando entre 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação.

Além disso, algumas mulheres relatam um aumento na secreção vaginal, que apresenta um aspecto similar ao de clara de ovo, assim como desconfortos abdominais, aumento na temperatura, sensibilidade nas mamas, entre outros.

É válido lembrar que algumas mulheres podem apresentar dificuldades para ovular, como as que têm ovários policísticos (SOP) e isso pode ter um impacto significativo em sua fertilidade.

Tratamentos

Nesse sentido, há alguns tratamentos que podem estimular a ovulação e facilitar o processo. A indução da ovulação é o processo que se faz para facilitar a produção e liberação de óvulos pelos ovários para que seja possível a fecundação pelo espermatozoide e, consequentemente, ocasionar a gravidez. Indica-se este processo principalmente para mulheres com disfunção ovariana. Esse é o caso da síndrome dos ovários policísticos, também chamada de SOP, uma das principais causas de infertilidade por ausência da ovulação.

Os protocolos de indução da ovulação têm como base medicamentos que podem ser comprimidos, como o citrato de clomifeno, ou através do uso de hormônios injetáveis, conhecidos como gonadotrofinas.

Então, nos casos de fertilização , a indução da ovulação é a estimulação ovariana e também baseia-se no uso de remédios para a mulher ovular. Em seguida, coletam-se esses óvulos por meio de agulhas especiais para fecundá-los com o espermatozoide em laboratório.

Por isso, para saber se há alguma indicação para você, consulte seu ginecologista!

Por fim, veja também: Dor de ovulação é normal? Saiba o que isso significa.

Gostou do artigo sobre o período fértil?

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.