Como os dispositivos smart são explorados para abuso doméstico no Reino Unido

0

O número de casos de abuso doméstico aumentou drasticamente desde o fechamento da Covid no Reino Unido – e a tecnologia tem desempenhado um papel importante nisso.

Alto-falantes inteligentes, aplicativos de rastreamento e software de registro de chaves estão entre os produtos que tornaram mais fácil para abusadores manterem o controle das vítimas e continuar com os abusos.

 

Ring

A instituição de caridade contra abuso doméstico Refuge disse que mais de 70% das pessoas a que ela fornece apoio relataram abusos relacionados à tecnologia dentro de um relacionamento.

Duas pessoas que sofreram abusos durante a pandemia compartilharam suas histórias com a BBC. Elas pediram para permanecerem anônimas para sua própria segurança.

“Quando ele saiu de casa, foi quando comecei a ver que ele estava usando a câmera da campainha Ring para me rastrear”, diz Kate, que está usando um pseudônimo.

Ela está se referindo ao dispositivo de segurança da Amazon conectado à Internet. Ele aciona alertas quando detecta movimento na frente de uma casa e permite que filmagens ao vivo ou gravações sejam vistas de longe.

“Eu poderia tirar a bateria se quisesse, mas não me sentia capaz porque ele me diria: ‘Você está comprometendo a segurança de nossos filhos'”.

“Eu estava preocupado que ele fosse à polícia e tentasse sugerir que eu era uma má mãe”.

 

Assistente da Amazon

Outra explicou como seu parceiro usou o assistente virtual da Amazon para monitorá-la através de uma função que permite que os usuários se conectem remotamente a alto-falantes inteligentes e ouçam/falem através de uma instalação semelhante a um interfone.

“Ele criaria todas as contas”, diz Sue, que também está usando um pseudônimo.

“Ele acionaria o compartilhamento familiar nas coisas. Havia vários dispositivos Alexa em toda a propriedade.”

“Ele podia aparecer de fora ou podia ir à casa de alguém e ligar para o Alexa quando estivéssemos em casa”, relatou.

O abuso experimentado pelos homens também aumentou durante a pandemia.

A linha Respect Men’s Advice relata ter recebido 5.000 ligações a mais durante o início do lockdown do Reino Unido do que no mesmo período do ano anterior.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.