Como obter o Certificado de Vacinação da Covid-19?

0

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e as novas exigências para comprovação da imunidade, seja para acesso a eventos culturais, jogos, transportes, restaurantes e outros; muitas pessoas têm dúvidas de como obter o Certificado de Vacinação da Covid-19. Assim, continue lendo o artigo para saber mais!

O que é o Certificado de Vacinação da Covid-19?

O Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19 é um documento que comprova que o cidadão se vacinou contra a Covid-19.

O documento poderá ser emitido nos idiomas português, inglês e espanhol e nele constarão os dados cadastrais do vacinado (nome, data de nascimento, sexo, CPF), data e horário da emissão do certificado, dados de autenticação do certificado e informações sobre as doses de vacinas administradas (data de aplicação, instituição responsável pela fabricação ou importação da vacina, nome da vacina, descrição da dose, lote e estabelecimento de saúde).

Além disso, o certificado é válido em todo o território nacional e tem validade de 12 meses a partir da data de emissão.

Como saber se tenho Covid-19 ou Gripe?

Onde posso obter meu Certificado?

Todo cidadão devidamente vacinado poderá emitir, gratuitamente, o certificado no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão. Veja:

  1. Google Play – https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.cnsdigital
  2. Apple Store – https://apps.apple.com/br/app/conecte-sus/id1045754608

Basta o usuário fazer o login ou criar sua conta, caso não tenha. Depois, é só clicar na aba “Vacinas” e emitir o Certificado Digital de Vacinação. O acesso ao documento é imediato. Com isso, é possível visualizar, salvar e imprimir o documento.

Atenção viajantes! Apesar de não existir uma normativa internacional, alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19 como comprovante de vacinação.

Com informações do Ministério da Saúde

 

Leia também: Portarias atualizam medidas de controle de Covid-19 no ambiente de trabalho

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.