Uma das situações mais prováveis quando se trata do mercado de trabalho formal é que todo empregado vai, em algum momento, precisar se afastar da empresa por alguma questão de saúde, infelizmente. Nesses casos, o trabalhador poderá fazer o requerimento de um benefício por incapacidade temporária no INSS e, para conseguir esse direito, deverá passar por uma perícia médica.
Essa perícia trata-se de um procedimento obrigatório para todos que estão incapacitados de trabalhar e, como muitos enfrentam negativas pelo órgão, separamos algumas dicas de como não ser reprovado na perícia do INSS. Confira:
A perícia médica é o caminho para o afastamento de mais de 15 dias do ambiente de trabalho. Portanto, é importante saber como não reprovar na perícia do INSS para continuar recebendo seu salário enquanto não está exercendo suas funções na empresa. Veja abaixo algumas dicas para você ter aprovação:
perícia do INSS – Reprodução CanvaEm primeiro lugar, saiba que a perícia do INSS é um exame médico que, por sua vez, demanda a realização de movimentos que o perito solicitar. Tais como levantar o braço e dobrar o joelho ao fazer agachamento. Se você tem algum problema nos pés, por exemplo, use calçados abertos e evite maquiagem excessiva, brincos e acessórios que chamam atenção.
A perícia do INSS terá o agendamento, mas é muito importante chegar antes da hora para não arriscar perder seu horário. Afinal, caso isso aconteça, a perícia não é feita e o exame será agendado novamente para 30 dias depois.
Além de chegar antes do horário, saiba que não pode esquecer nenhuma documentação solicitada. Geralmente, os documentos pessoais como CPF, RG, Carteira de Trabalho, atestados e exames médicos são os mais requisitados, mas é importante levar tudo que está relacionado ao seu afastamento da empresa.
Caso seja um problema recorrente, solicite um prontuário médico na clínica que você frequenta para levar à perícia do INSS, já que ali consta todo seu histórico de saúde. Mantenha todos esses documentos organizados de forma que seja fácil encontrar os exames mais recentes quando o perito solicitar.
Além disso, a perícia acontece muito rápido e quanto mais organizado, mais bem visto é para que o perito análise o seu caso corretamente. E, caso sua enfermidade seja decorrente de um acidente de trabalho, leve a CAT também para a perícia.
Consiga um atestado com seu médico alguns dias antes da data marcada para a perícia do INSS. Peça para que o médico coloque o prazo estimado para seu afastamento. Pois assim evita que o médico perito defina esse tempo. Caso não seja possível estimar, peça que ele coloque no atestado que você não pode trabalhar até o próximo retorno que acontecerá daqui a alguns dias, semanas ou meses.
Não fale muito, pois o perito é quem conduzirá as questões e você precisa apenas responder o que for necessário. Mas no final da entrevista, caso ele não tenha mencionado algo importante, relate o acontecimento e já pode se despedir.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…