A má digestão acontece depois que consumimos alimentos que tenham muita gordura ou quando se ingere muito líquido durante a alimentação. Afinal, essas duas ocasiões citadas fazem com que o corpo tenha uma digestão muito mais lenta e ficamos com uma sensação incômoda de estômago estufado, gases e arrotos com frequência.
Caso sinta quaisquer sintomas como enjoo, desconforto abdominal ou quaisquer um citado acima de forma constante, procure um médico. Afinal, somente o profissional de saúde poderá avaliar os sintomas citados pelo paciente e indicar os exames para chegar ao diagnóstico exato do que está causando o problema. Veja mais abaixo:
Quer ter certeza de que o seu problema é má digestão? Veja os principais sintomas:
Claro que muitas vezes, as pessoas não vão sentir nem metade desses sintomas, mas alguns aparecem em uns, enquanto outros não relatam nenhum dos problemas acima. Por isso, é preciso acompanhar e ver se não apresentam melhoras, já que a consulta com um gastroenterologista pode ser necessária para avaliação do quadro.
Afinal, o médico irá auxiliar tanto no diagnóstico como no tratamento e ainda deverá prevenir o desenvolvimento de anemia causada pela falta de vitaminas. Uma vez que a má digestão interfere na absorção dos nutrientes pelo organismo, a pessoa tende a enfraquecer consideravelmente depois de uma simples má digestão que evolui para anemia, por exemplo.
Como foi dito anteriormente, as causas podem ser variadas, já que elas vão desde o consumo excessivo de alimentos gordurosos até o consumo de líquidos em excesso. Afinal, os hábitos alimentares definem as nossas condições de saúde e o processo digestivo precisa ser o mais saudável possível para evitar a má digestão.
Além disso, essa situação também pode acontecer quando você se alimenta com pressa, visto que o ato engolir muito rápido faz com que os alimentos não sejam completamente triturados. Com isso, o processo digestivo se compromete para conseguir dar conta de tudo que foi consumido em alguns minutos.
A má digestão interfere na absorção dos nutrientes pelo organismo – Reprodução AdobeStockA recomendação para ir ao médico em casos de má digestão é procurar o profissional da saúde apenas quando o problema é frequente. Ademais, é preciso ir ao consultório apenas quando os sintomas se agravam e levam à perda de peso, presença de sangue nas fezes ou até mesmo dificuldade para engolir os alimentos.
No dia da consulta, o profissional deverá avaliar esses sintomas e os exames para fazer um diagnóstico. Afinal, a má digestão pode estar acontecendo por alguma alergia ou dificuldade para digerir determinados alimentos que, por sua vez, podem ser cortados de sua dieta em último caso.
O tratamento é indicado pelo médico, pois alguns medicamentos como gaviscon ou Mylanta Plus poderão ser prescritos pelo profissional da área. Além disso, caso note os sintomas de má digestão, você também pode optar por remédios caseiros como o temido e amargo chá de boldo ou o querido e docinho chá de erva-doce.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…