Como investir ajuda a fomentar uma economia melhor?

1

O capitalismo, o sistema em que nós vivemos hoje em dia, depende de algumas coisas para funcionar bem. Uma dessas coisas é o investimento. Ao investir em algo, você está ajudando a desenvolver algum setor. Algum setor que integra a economia. Nesse artigo vamos conhecer como investir ajuda a fomentar uma economia melhor.

Investir na renda fixa

Um dos principais “receptores” de valores na renda fixa são os bancos. Hoje, qualquer banco, pequeno ou grande emite o CDB (Certificado de recebível bancário). Esse CDB entra para o banco e a instituição passa a remunerar o valor depositado para o cliente.

O CDB pode ter remuneração vinculada ao DI (ou CDI), ao IPCA, ou juros prefixados. Com esses valores em caixa, o banco pode emprestar o dinheiro a outras pessoas e empresas.

Ou seja, quando você compra um CDB, LCI ou até uma LCA, você estará fomentando negócios e até ajudando indiretamente outras pessoas.

Renda variável

Ao investir por meio da renda variável, você estará ajudando as empresas diretamente. O exemplo que vou utilizar é do mercado de ações.

Quando acontece o IPO (oferta inicial de ações) de uma empresa, essa companhia vende parte de suas ações no mercado e o mercado faz a aquisição ou não.

Com o dinheiro levantado através da venda das ações,  a companhia fica com boa parte dos valores. Assim, a empresa pode investir em novas máquinas, ampliações, inauguração de novas lojas ou de um novo parque industrial, por exemplo. 

Em contrapartida, o investidor que compra as ações se torna uma espécie de sócio da companhia. O novo acionista terá direito a receber dividendos e juro sobre o capital próprio, se a mesma realizar os pagamentos.

Além disso, como as ações são negociadas em bolsa, o investidor pode negocia-las caso haja lucro na operação.

Tanto na renda fixa quanto na renda variável, os seus investimentos estão fomentando uma economia melhor.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.