Como ingerir menos calorias ao preparar os alimentos?

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Para muitas pessoas, perder peso é um grande desafio. Principalmente quando, apesar de se dedicar muito, elas ainda não alcançaram os resultados esperados. Isso pode ocorrer devido a um erro que muitos cometem ao preparar seus alimentos e nem percebem: esquecer de levar em conta as calorias de ingredientes que usam para preparar as suas refeições.

Como resultado, consomem mais calorias sem nem ter noção. Por exemplo, o peito de frango grelhado. O alimento é pobre em gorduras, mas antes de prepará-lo, algumas pessoas colocam azeite ou outras fontes de gordura na frigideira. Muitos apenas jogam o azeite direto na panela, sem nem prestar atenção na quantidade que estão colocando.

Mas o azeite de oliva não é um alimento saudável que contém gorduras boas? Sim, mas nem por isso ele deixa de ter uma quantidade de calorias que impactam a dieta. Até porque cada grama de gordura (boa ou ruim) possui 9 calorias.

Uma colher de sopa de azeite de oliva tem entre 107 a 119 calorias. Assim, embora seja uma fonte saudável de gorduras, ele precisa ser consumido com moderação e as suas calorias devem ser contabilizadas.

Outros exemplos

Isso também ocorre com as saladas. Para a maioria das pessoas, é difícil consumir uma salada sem molho, devido ao sabor. No entanto, é preciso contabilizar até mesmo as calorias de um molho saudável.

O mesmo serve ao usar azeite para preparar arroz, feijão ou outros pratos. Se juntarmos uma porção do azeite do frango, do molho da salada, do azeite do arroz e do feijão, teremos no final das contas uma quantidade considerável de calorias. Estima-se que tudo isso pode ter um impacto de 20% a mais de calorias na alimentação diária.

Então, o que fazer para consumir menos calorias?

A solução é aprender a ter moderação. Uma colher de chá de azeite já será o suficiente para não deixar o frango grudar na panela.

Algo que ajuda a não exagerar é colocar o azeite em um pote de spray ou usar um pincel de culinária para espalhar na panela. Você também pode preparar seus alimentos no forno, cozidos ao vapor ou na AirFryer.

Quanto às saladas, a dica é preparar sem molho. Apenas na hora de comer, coloque-o no seu prato, sem exagerar.

Por fim, veja também: Como fazer uma dieta de 1200 calorias e emagrecer com saúde.

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