Como é possível identificar depressão infantil? Se você está percebendo que uma criança está passando a se isolar, é importante ficar atento. Por isso que veja abaixo, como identificar a depressão infantil e como buscar tratamento para a doença.
A depressão infantil nada mais é do que um transtorno psicológico que gera uma tristeza profunda e o desinteresse para realizar atividades básicas do dia a dia.
Geralmente, a depressão vem corriqueira de traumas gerados na infância, enquanto em alguns casos elas surgem na vida adulta, outros se tornam presentes ainda na infância.
Esse tipo de transtorno acontece nas crianças da mesma forma que o adulto, entretanto, com alguns sintomas um pouco diferentes, pois a criança sempre tem um desejo de brincar, principalmente com outras crianças.
Se a criança que você tem contato está perdendo essa vontade de fazer coisas básicas do dia a dia, pode ficar atento. É por isso que é muito importante ter conhecimento no assunto para identificar o problema.
Veja nesse artigo como você pode identificar e buscar tratamento para depressão infantil.
Todos os sintomas que você pode identificar uma criança com depressão infantil se assemelha muito à depressão do adulto.
Entretanto, algumas coisas acontecem de diferentes, raramente notadas. Alguns sintomas podem ser sutil e, enquanto outros estão escancarados.
O mais comum de se acompanhar em uma criança são que ela está perdendo a vontade de brincar e ter contato com outras crianças, com medo de se separar da sua zona de conforto.
São sintomas de depressão infantil quando a criança não estiver mais desejando sair para brincar, apresentando sintomas de sono irregular e, caso não faça mais, tenha voltado a urinar na cama.
Geralmente, a depressão infantil acontece em vista de traumas vividos por uma criança. Ainda mais quando essas situações são extremamente recorrentes.
Uma criança ainda não tem um cérebro formado para passar por certos tipos de situações, por isso que algo que para adultos possa ser normal para uma criança pode ser traumático.
A depressão infantil pode vir diante de uma situação problema, a qual ela não estava preparada. Este inclui a separação dos pais ou presenciar brigas constantes.
Além disso, outros traumas, como constantes agressões físicas e abuso sexual, também podem ser uma das maiores causas de depressão infantil.
Esteja sempre atento a como essa criança irá se comportar diante de diversos tipos de situações. Nas situações corriqueiras, talvez você não perceba. Entretanto, as situações problema pode ser que você tenha a sua resposta.
É importante que você observe as atitudes da criança, quanto mais ela estiver, desejamos seu solar e evitar ter contato com outras crianças e até mesmo apresentando apatia com quem tem intimidade.
O tratamento é iniciado a partir do momento que a criança já tem o diagnóstico da depressão infantil. Apesar de não ser a um diagnóstico muito simples de ser aceita, é importante que o tratamento do seu disse imediatamente.
O tratamento é feito com psiquiatras especializados com crianças, por uma psicoterapia. Entretanto, é importante estar aberto também que haverá, possivelmente, uso de medicamentos.
O uso de medicamentos para tratar a depressão infantil pode ser descartado, porém, é necessário que, caso tenha que medicar a criança, o apoio familiar é muito importante para ajudar em seu desenvolvimento ao longo do tratamento.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…