Como identificar os candidatos certos para a vaga de sua empresa?

0

A entrevista de emprego é uma situação pelo qual muitas pessoas passaram em algum momento da vida! Seja como candidato avaliado ou como entrevistador, essa situação não é tão confortável para nenhum dos lados.

Por isso, quem tem uma empresa, precisa saber como selecionar o melhor candidato. Isso ajuda a ter uma equipe de qualidade tomando conta das tarefas de seu negócio e também a estar preparado para entrevistas.

Pode até parecer fácil entrevistar candidatos a um emprego, porque imagina-se que seja necessário apenas contratar o que tem o melhor currículo, com mais cursos e experiência. 

Entretanto, não é assim que acontece! Existem outros quesitos tão ou mais importantes do que esses. 

Continue acompanhando nosso artigo e descubra como escolher o candidato ideal para qualquer vaga – seja para um candidato que procura o primeiro emprego ou algum profissional em busca de recolocação profissional (outplacement).

Como iniciar o processo de seleção

Existem algumas etapas de recrutamento e seleção que são fundamentais para encontrar a pessoa mais certa de acordo com os requisitos da vaga e também para gerar benefícios a empresa. São essas: 

  • Verificar sua real necessidade de contratar um novo funcionário – analise se você está utilizando corretamente as habilidades e talentos de seus funcionários atuais;
  • Escrever uma descrição completa do trabalho para saber exatamente e especificar o que você procura;
  • Determinar o salário para o cargo, levando em consideração as condições da empresa e do mercado – lembrando que o valor precisa ser proporcional com os salários e responsabilidades de outros cargos dentro de sua empresa, bem como vagas semelhantes no mercado;
  • Decidir/definir onde e como encontrar candidatos qualificados (ferramentas utilizadas para isso) – inclusive, devemos destacar que a publicação de anúncios em jornais ou redes sociais não são as únicas maneiras possíveis de recrutar! Você pode, por exemplo, pedir indicações, buscar em agências de empregos, entre outros.

Seleção de currículos

Para analisar com sabedoria, colete e analise os currículos. Em seguida, selecione os candidatos mais qualificados para irem para a próxima etapa da seleção.

Assim, convide-os para uma entrevista assim que encontrar candidatos qualificados para o cargo com base na descrição que você escreveu do trabalho.

Sempre verifique as referências dos candidatos! Saber a opinião de antigos empregadores sobre eles é interessante e muito importante.

Lembre-se de se preparar para a entrevista com antecedência!

Além de definir exatamente que você deseja em um candidato antes de começar a entrevista, é importante rever as especificações do cargo e os requisitos que você definiu.

Para conhecer o trabalho e suas responsabilidades, revise a descrição do cargo! As respostas dos candidatos tem grande relação com essa questão.

Quer estar mais confortável e sentir-se seguro no momento da entrevista? Prepare uma lista de perguntas sobre as habilidades do candidato e seu desempenho no emprego anterior.

Prepare também uma planilha com a lista dos critérios que considera mais importantes, a fim de analisar e comparar os candidatos com mais facilidade.

Sempre é bom revisar o currículo de cada candidato antes da entrevista.

Não dê informações demais ao entrevistado

Tente não oferecer muitas informações detalhadas ao fazer uma pergunta. Isso faz com que o candidato não formule respostas adaptadas exatamente às necessidades da sua empresa. 

Não coloque as palavras certas na boca do mesmo. Lembre-se que o candidato quer a vaga e estará o tempo todo buscando informações para dizer exatamente o que você quer ouvir.

Registre todas as informações coletadas

Enquanto a entrevista acontece, faça anotações rápidas sobre pontos que julgar importantes sobre cada candidato. Isso pode ajudar a se lembrar de cada um deles na hora de se decidir! 

Uma planilha com a lista de habilidades pode ser a melhor alternativa para fazer isso de forma prática.

Registre somente as informações relativas aos critérios estabelecidos que ajudarão na avaliação dos candidatos para não se perder. 

Organize e analise as informações imediatamente após a entrevista, enquanto a memória ainda está fresca.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.