Em 2023, houve modificações no programa de transferência de renda destinado a famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social. A partir de março, o programa voltou a ser denominado Bolsa Família e sofreu ajustes nos valores e benefícios adicionais. Contudo, o calendário para o recebimento do benefício e as formas de realizar o saque do dinheiro permanecem semelhantes aos anos anteriores.
No ano de 2023, o calendário do Bolsa Família segue o mesmo padrão adotado nos anos anteriores, respeitando o seguinte cronograma:
Confira a previsão do pagamento do Bolsa Família para agosto de 2023:
Leia também: Rio de Janeiro ALTERA as regras do Bilhete Único e PREJUDICA usuários; Confira
As parcelas mensais do programa ficam disponíveis por um período de 120 dias. Dessa forma, após esse prazo, caso não haja o saque, o valor retorna ao governo. Assim, as famílias que já estão inscritas no programa recebem o benefício por meio de crédito na Caixa Econômica Federal, podendo realizar o saque nas agências e caixas eletrônicos do banco estatal, bem como nas lotéricas. Além disso, o depósito do governo pode ser efetuado em duas opções de conta:
Leia também: Sem Vale-gás esse mês: Aprenda a economizar no gás de cozinha e fazer ele render!
O Bolsa Família é um recurso criado com o objetivo de mitigar as condições de vulnerabilidade das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, proporcionando o acesso aos direitos básicos. Assim, uma das principais metas do programa é assegurar a segurança alimentar, tornando a nutrição adequada uma prioridade para as famílias beneficiárias.
Além de possibilitar o acesso a uma alimentação saudável, o valor recebido pelo Bolsa Família pode ser utilizado para cobrir despesas básicas do lar. Além disso, os beneficiários do programa têm direito a outros auxílios, como o Auxílio Gás e as tarifas sociais de energia elétrica e água.
Então, caso as necessidades básicas estejam supridas, o valor do benefício também pode ser utilizado para melhorar a situação financeira e quitar pequenas dívidas. Assim, é mportante ressaltar que, se os adultos da família estiverem com restrições de crédito, com o CPF registrado em órgãos de inadimplência, isso pode reduzir as oportunidades de obtenção de crédito e opções de parcelamento, por exemplo.
Aqueles que já recebiam o antigo Auxílio Brasil serão automaticamente incluídos no programa Bolsa Família em 2023. Entretanto, eles devem ainda atender aos critérios estabelecidos pelo programa. Dessa forma, para ser elegível ao benefício, é necessário estar inscrito no Cadastro Único e ter uma renda de até R$218 por pessoa na família.
No entanto, se alguém ainda não é beneficiário e deseja solicitar a adesão ao programa, é necessário aguardar a aprovação por parte do sistema. Assim, nesse caso, é importante entrar em contato com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) municipais para obter orientações sobre como proceder com a solicitação.
Leia também: Medicamentos podem ficar isentos de imposto com a reforma tributária; Entenda
Para se cadastrar no programa Bolsa Família, siga os passos abaixo:
Após o cadastramento, os dados serão avaliados pelo órgão responsável. Pode haver uma visita domiciliar para verificação das informações prestadas. Assim, após a análise, você será informado sobre o resultado do cadastro. Caso seja aprovado, você receberá o cartão do Bolsa Família para o saque dos benefícios.
É importante ressaltar que o processo de cadastro pode variar de acordo com as políticas municipais e regionais. Por isso, é recomendável entrar em contato com o órgão responsável na sua localidade para obter informações atualizadas e precisas sobre o processo de cadastro no Bolsa Família.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…