Como fazer uma dieta líquida: 4 dicas para compor a alimentação
Saiba como fazer uma dieta líquida com as dicas, a seguir! Veja tudo o que você precisa saber sobre esse método de emagrecimento antes de começá-lo.
Fazer uma dieta líquida: Prós e contras
A princípio, substituir alimentos sólidos por líquidos parece uma ideia maluca. No entanto, muitas pessoas decidem usar para perder peso. Quer seja mudar as refeições para milkshakes, sucos de frutas e vegetais ou sopas, as dietas líquidas são reais e amplamente adotadas pelas mulheres.
Porém, além da falta de respaldo científico, as desvantagens são muitas. Já que seguir essa dieta restrita pode levar à hipoglicemia e diminuição da massa muscular.
Como funciona o processo de emagrecimento
Um programa alimentar que consiste em alimentos líquidos denomina-se alimentação líquida. Dessa forma, os mais famosos são os substitutos de refeição à base de milkshakes e sopas.
Além disso, suco de frutas e suco de vegetais também são opções diferentes. Entretanto, nesses casos, indica-se tomar de 4 a 8 doses de suco em 3 a 7 dias (pode ser industrializado ou não).
Além de emagrecer, essa dieta líquida também promete fazer uma desintoxicação do fígado, melhorar a pele e o humor. Por outro lado, permitem-se certos alimentos sólidos.
Para fins médicos, usa-se a alimentação líquida como método para promover a eliminação de líquidos no corpo. Principalmente em casos cirúrgicos, como, por exemplo, os primeiros momentos após a cirurgia bariátrica.
Sendo assim, antes de fazer uma dieta líquida, entre em contato com o seu médico ou nutricionista para saber se é seguro no seu caso.