Ficou desempregado? E agora: como fazer o pedido do seguro-desemprego? Como simplificar o processo? Este é assunto que pretendemos hoje, responder com este artigo. A boa notícia, é que é possível solicitar o seguro-desemprego de maneira simples, de forma online!!!
A primeira informação a ser dada, é que o seguro-desemprego deve ser solicitado no período entre o 7º dia da demissão do trabalhador, até o 120º dia. Portanto, a partir do momento em que finalizar o processo de demissão, reúna os documentos necessários e dê entrada no pedido do seguro-desemprego.
Assim:
Você deve ter em mãos o Requerimento do Seguro-desemprego, fornecido pelo ex-empregador, além do seu CPF.
É possível realizar o pedido do seguro-desemprego utilizando a plataforma gov.br ou o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Assim, para utilizar a plataforma do gov.br:
Se você é empregado doméstico, é preciso solicitar o seguro-desemprego de forma presencial. Assim, ligue para o número 158 e faça o agendamento para o atendimento presencial em uma agência da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
Faça o acompanhamento do seu pedido utilizando a plataforma gov.br, ou nos aplicativos da Carteira de Trabalho Digital, SINE Fácil ou Caixa Trabalhador. Geralmente, o período para a liberação da 1ª parcela ocorre em 30 dias após o pedido realizado. Fazendo o acompanhamento do pedido, e se ele for aprovado, é possível saber quantas parcelas serão liberadas para pagamento, bem como os valores em cada uma delas.
Mas, se o pedido for recusado ou acusar inconsistência nos dados, é possível que você faça o pedido de revisão, nos mesmos locais online que fez a solicitação. Neste caso, faça uma justificativa bem clara e anexe documentos para comprovar a solicitação.
É possível realizar o pedido do seguro-desemprego utilizando a plataforma gov.br – Reprodução AdobeStockQuando você fizer o pedido do seguro-desemprego, irá indicar o banco e a conta para depósito do valor. Mas, se você não tiver conta bancária, deverá realizar o saque direto nos terminais de autoatendimento, ou em lotéricas ou empresas credenciadas da Caixa.
Neste caso, é preciso ter o cartão cidadão em mãos, além do seu CPF.
Outra opção de saque, é ir presencialmente em uma agência bancária da Caixa Econômica Federal, com um documento com foto e o número do seu CPF.
Viu como é fácil solicitar o seguro-desemprego? Sem filas e sem espera para atendimento. Assim, solicite o seguro-desemprego, e tenha a oportunidade de ter um tempo para escolher outro emprego que seja de seu interesse.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…