Como fazer chá de alfavaca? Veja para que serve

Aprenda como prepara o chá de alfavaca e confira seus benefícios para a saúde

0

Você sabe como fazer chá de alfavaca e para que ele serve? Pois saiba que essa planta, além de ser muito aromática e poder ser usada como temperos ela também rende um chá muito benéfico para a saúde. E para que você saiba como fazer chá de alfavaca, quais as vantagens de tomá-lo e como consumi-lo da melhor forma possível, hoje trouxemos aqui no Brasil 123, tudo o que você precisa saber sobre essa planta.

Como fazer chá de alfavaca?

Para fazer o chá de alfavaca, você pode tanto utilizar a planta comprada desidratada em saquinhos, quanto usar as folhas frescas da planta. Aliás, cultivar um pé de alfavaca em um vasinho em casa é um ótimo meio de ter essa erva medicinal e aromática sempre à mão.

E seja para fazer o chá com a planta desidratada ou fresca, o modo de preparo é o mesmo:

  • Ferva um litro de água;
  • Coloque duas colheres de extrato de alfavaca desidratada ou algumas folhas frescas na água;
  • Tampe a vasilha e deixe a mistura descansar por cerca de 20 minutos;
  • Retire as folhas ou coe o chá e beba sem adoçar.

Esse chá pode ser guardado na geladeira por até 12 horas para que você o beba durante o dia.

Para que serve o chá de alfavaca?

A alfavaca possui muitos nutrientes em sua composição, como:

  • Vitaminas C, A e do complexo B;
  • Flavonoides que são altamente antioxidantes;
  • Ômega 3, que é um importantíssimo ácido graxo que o nosso corpo não produz;
  • Minerais, como o fósforo, o potássio, magnésio e ferro.

Por tudo isso, o chá de alfavaca ajuda a prevenir e a tratar diversas doenças, como as cardiovasculares, do sistema nervoso e diversas outras. Além disso, ela auxilia a fortalecer nosso sistema imunológico contra gripes, resfriados, etc. O chá de alfavaca também é um importante aliado contra o envelhecimento precoce e ainda melhora a saúde e a aparência da pele.

Você pode tanto utilizar a planta comprada desidratada em saquinhos, quanto usar as folhas frescas- Reprodução AdobeStock
Você pode tanto utilizar a planta comprada desidratada em saquinhos, quanto usar as folhas frescas- Reprodução AdobeStock

Dicas para o consumo da alfavaca

Você pode usar a alfavaca para fazer esse chá e tomá-lo em qualquer hora do dia, entretanto, uma dica é ingeri-lo logo antes de dormir, pois o aroma desta planta é muito relaxante e ajuda a evitar a insônia.

Além do mais, a alfavaca contém substâncias com capacidade de facilitar a liberação de hormônios pelo cérebro que melhoram a qualidade do sono. Então, uma boa xícara de chá de alfavaca antes de ir para a cama, além de te deixar mais saudável, irá fazer com que você acorde mais disposto e descansado na manhã seguinte.

Vale lembrar que tanto o chá de alfavaca quanto o uso dela como tempero trazem esses mesmos benefícios. Portanto, se você usá-la para temperar assados, massas e outras receitas, terá um prato mais perfumado e com personalidade e ainda estará ingerindo muitos nutrientes e compostos com propriedades medicinais.

E aí, gostou de saber mais sobre o chá de alfavaca? Então, inclua essa planta em sua dieta e aproveite todos os seus benefícios!

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.