Em tempos de crise, ter uma renda extra passou a ser o desejo de muitos brasileiros. Com a instabilidade na economia junto com a queda dos níveis da taxa Selic, o fundo de investimento se tornou uma boa opção (e até mesmo o queridinho) para os investidores. Por isso, os fundos, dos mais simples aos mais complexos, chamam a atenção pela diversidade de opções e pela possibilidade de fazer aplicações rentáveis. Quer saber mais sobre a modalidade e como escolher fundos de investimento? Confira agora, então, aqui no Brasil 123.
Apesar do aumento desse tipo de aplicação nos últimos anos, ainda há dúvidas sobre como funciona esse estilo de investimento e como escolher os fundos mais adequados para cada investidor. Então veja as dicas abaixo.
Antes de escolher os fundos de investimentos mais adequados para você, precisamos entender como essa aplicação funciona. Os fundos de investimentos reúnem os recursos de pessoas físicas e jurídicas para aplicação em conjunto no mercado financeiro e de capitais, portanto, esses recursos são utilizados para comprar os títulos compartilhados.
A soma do dinheiro dos investidores forma o patrimônio do fundo. Os ganhos acumulados por essa grande comunhão de investimentos, então, são divididos entre os participantes, na proporção do valor investido por cada um.
A gestão do fundo é feita por uma instituição ou profissional, logo, fundo tem seu próprio regulamento e dinâmica. Você deve, então, ficar atento para os acordos de funcionamento. Nos regulamentos do investimento, são definidas as regras de como o gestor irá atuar, os limites de exposição, os custos, o público-alvo, entre outras informações essenciais.
Selecione seu fundo de investimento – Reprodução Freepik
Quer aprender como escolher fundos de investimento? Separamos algumas dicas interessantes para que você consiga fazer isso com maior segurança. Acompanhe a seguir e veja com mais detalhes como isso funciona.
Como já destacamos, há uma variedade de opções de fundos. Então, conhecer cada tipo de aplicação vai te ajudar a entender os riscos e as vantagens dos investimentos, adequando-os para a sua busca. Os tipos mais comuns de fundos são: cambiais ou de ouro, fundos de ação, multimercado e de renda fixa.
Confira a rentabilidade, o nível de risco, a composição da carteira. Então, você deve conhecer todas as mais informações atualizadas.
Como todo e qualquer investimento, os fundos possuem riscos que você deve avaliar. Então, conheça e esteja consciente deles antes de iniciar o negócio. Isso pode evitar perdas e certas situações que você poderia evitar ao investir com mais cautela.
Quando as rendas das aplicações estarão disponíveis para você também é uma prioridade no momento da escolha. Os prazos devem estar de acordo com a sua necessidade.
Estude, avalie e acompanhe todos os passos para participar e durante a participação dos fundos. Por isso, não faça investimentos no “calor da emoção” para não ter arrependimentos futuros. Busque sempre o assessoramento de um profissional ou de empresas qualificadas no assunto.
Agora que você já sabe como escolher fundos de investimento, procure visualizar quais podem ser as melhores opções para você.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…