Quanto antes ensinarmos aos nossos filhos ter uma relação adequada com o dinheiro, antes teremos jovens e adolescentes mais conscientes em poupar e gastar somente o necessário. Por isso que hoje, nó do Brasil 123 vamos dar dicas de como ensinar educação financeira para crianças: veja dicas práticas e importantes.
A maior dúvida dos pais e responsáveis é, quando iniciar a ensinar as crianças a controlar os seus gastos e como fazer. Por isso que as dicas que damos serão úteis.
A partir dos 5 anos, a criança começa a se dar conta de que para comprar qualquer coisa, ela precisa de dinheiro. Assim, esta é a melhor idade para começar a ensinar a criança a educação financeira.
Este momento é definitivo para criarmos futuros adultos que tenham uma relação saudável com o dinheiro ou adultos endividados.
Veja bem: falamos em começar, pois é um processo que também precisa contar com o amadurecimento da criança.
Como ensinar educação financeira para crianças: veja dicas práticas e importantes neste artigo.
O valor da mesada deve ser analisado pelos pais de forma a ser suficiente para as despesas pessoais em cada faixa etária, bem como o seu período: semanal, quinzenal ou mensal.
A recomendação é de que você inicie com mesadas semanais, pois crianças menores não conseguem perceber o dinheiro em função do tempo. Com o passar do tempo, você pode espaçar mais o tempo em que a mesada é recebida pela criança.
Não esqueça de dizer para a criança, o que ela precisa comprar com o dinheiro da mesada, para que ela comece a ter noção de peso e gasto.
Ajudando no controle dos gastos, a criança passa a perceber aquilo que é necessário, daquilo que é somente uma realização pessoal. O mundo do consumo está nos meios de comunicação, então, trabalhe a forma como a criança irá lidar com isso.
Aos poucos vá ensinando a criança que ela precisa guardar uma parte da mesada para no futuro comprar algo que seja mais caro, mais interessante para ela.
Então, trace planos com a criança para usar aquele dinheiro guardado no futuro. Assim, deixe a criança guardar o dinheiro e, dessa forma, ele controlará quanto falta para poder comprar aquilo que deseja.
A criança precisa criar a consciência de que precisa poupar para conseguir atingir os seus objetivos. Faça a criança perceber que você também precisa trabalhar para garantir o sustento e o conforto da casa.
Assim, deixe para dar presentes mais caros em datas especiais. Então, ela conseguirá entender que não ganha presente quando quer, o presente precisa ser conquistado.
Talvez essa seja a melhor dica. As crianças analisam bastante como os pais lidam com o dinheiro, e seguem o seu exemplo na vida.
Esperamos que estas dicas sirvam de inspiração para a sua criatividade em iniciar a educação financeira com os seus filhos.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…