Nas escolas já existem programas de educação financeira para ensinar as crianças a terem uma boa relação com dinheiro. Nós pais também temos esta responsabilidade. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos informar como ensinar crianças a poupar dinheiro.
Experiências apresentadas em outros países, em que a educação financeira já está consolidada nas crianças, deixam claro que as crianças se tornam adultos com menos dívidas, e administram seu dinheiro de forma mais tranquila.
Existem algumas atitudes que vamos apresentar agora que são fundamentais para que as crianças aprendam a poupar sem sacrifício.
Utilize esta atitude sempre voltada para que a criança perceba que cada objeto, coisa ou comida, tem o seu valor financeiro. Assim, por exemplo, quando a criança pede um brinquedo, coloque para ela que para ter aquele brinquedo, é preciso ter dinheiro, e o dinheiro é obtido a partir da realização de trabalho.
Explique para ela que nem sempre tem dinheiro para comprar aquele brinquedo, que há outras necessidades para serem sanadas antes de comprar o brinquedo. Mas não esqueça: o tom de voz que você usa fará com que a criança aprenda ou se sinta culpada. Por exemplo: se ela estiver comendo, jamais diga a ela: Sabe quanto custa essa comida que você está comendo?
As crianças aprendem muito mais com o exemplo do que com palavras. Sempre que possível, leve a criança junto para realizar as compras e combine com ela que ela pode levar duas coisas que ela quer para ela, mas, cuidado, não encha o carrinho com coisas que somente você gosta de comer.
Faça o pagamento em dinheiro, para que ela perceba o valor do troco. Assim, no outro dia, vá até a padaria com a criança e use o troco para comprar pão, por exemplo. Ela perceberá que o troco servirá como dinheiro no dia seguinte.
Comece com valores semanais, faça mais ou menos um cálculo de quanto ela gasta diariamente, e dê para ela administrar esta quantia. Aos poucos ela irá se acostumar a gastar somente aquele valor.
Conforme ela for crescendo, aumente a mesada e o tempo que você dará para quinzenal e depois, mensal.
A criança vai aprendendo aos poucos que se poupar conseguirá comprar outras coisas de maior valor para ela. É apontar os benefícios que ela poderá ter ao poupar dinheiro. Mostre para a criança que ela pode tomar melhores decisões a partir do dinheiro poupado, que ela saiba que é possível poupar e se sentir feliz com as aquisições que derivam das suas economias.
Saiba sempre, que uma criança com um bom relacionamento com o dinheiro, quando ficar adolescente, não ficará exigindo somente roupas de marca. Ela fará escolhas com o seu dinheiro, e isso é muito importante para a sua vida adulta.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…